MOTIVO URBANO COMO REFERÊNCIA PARA CRIAÇÃO DE ESTAMPA [2]

7 julho 2013 at 12:01 6 comentários

Quando comecei a ministrar cursos sobre estamparia, eu costumava dizer aos alunos que quase tudo poderia ser explorado como motivo na elaboração de estampas. Hoje, depois de diversos experimentos que fiz desde então, posso afirmar com segurança: TUDO pode ser aproveitado como motivo na criação de estampas e padronagens — desde que se saiba como tirar partido do item em questão.

Neste post, apesar do título, o motivo em si não é tanto um elemento urbano, mas o resultado da depredação de um patrimônio público: a pichação no verso de uma placa de sinalização de trânsito. Minha intenção é mostrar como mesmo a partir de um motivo improvável é possível obter resultados estéticos atrativos e originais. Evidentemente, eu preferia que a placa de trânsito não estivesse vandalizada, mas, uma vez que o mal já foi feito, por que não tentar extrair dessa ação nociva algo interessante?

motivo urbano

Fotografei a placa de sinalização (acima) numa ciclovia na qual costumo caminhar. Na verdade, não me lembro exatamente a razão de ter capturado tal imagem, já que quando o fiz não tinha em mente a criação de nenhuma estampa em particular (pelo menos não conscientemente). Em todo caso, como encontrei a foto no meu banco de imagens pessoal no momento em que buscava referências urbanas, achei que valia a pena aceitar o “desafio” de explorar de forma atrativa o motivo da foto em questão.

Devo dizer que, como quase sempre acontece comigo, inicialmente, eu não fazia ideia de como aproveitar a referida imagem. Meu primeiro impulso foi tentar destacar da foto algum elemento que eu pudesse manipular livremente numa composição. Assim, usando a ferramenta Borracha (Erase Tool) do Photoshop, contornei parte da pichação para separá-la do restante da imagem, como pode ser visto no detalhe abaixo.

motivo urbano

É possível usar diferentes ferramentas do Photoshop para recortar determinados elementos. Usei a borracha por acreditar que obteria com ela o melhor resultado considerando o elemento a ser destacado do fundo. Abaixo, o motivo inteiramente contornado com a ferramenta Borracha.

motivo urbano

Com o elemento isolado, deletei o restante da imagem usando a ferramenta Laço Poligonal (Polygonal Lasso). Esse procedimento fez com que o motivo ficasse completamente livre do fundo, como pode ser visto abaixo.

motivo urbano

Multipliquei o elemento a fim de utilizá-lo numa composição que privilegiaria a distribuição aleatória e a sobreposição dos motivos. Para tanto, depois de organizados no espaço, reduzi a opacidade de alguns elementos, como visto a seguir.

motivo urbano

Como se tratava apenas de uma experimentação, usei os motivos na coloração original. Achei que poderia obter um resultado menos neutro se aplicasse cor nos elementos da composição. Experimentei tonalidades de roxo, e o aspecto me pareceu mais interessante.

motivo urbano

Entretanto, achei que os motivos estavam demasiado grandes. Pensei em experimentar uma composição com elementos menores para que o resultado ficasse menos “pesado”. Assim, voltei aos motivos originais (preservados em camadas separadas), reduzindo-os e redistribuindo-os no espaço da composição. Para não deixar o fundo demasiado chapado, fiz uma cópia de todos os motivos originais, que mesclei numa camada única, e a dispus abaixo dos elementos soltos. Girei a camada duplicada a 180° e reduzi sua opacidade para 30% a fim de criar um efeito de transparência sutil sobre o fundo escuro.

motivo urbano

Acreditando que poderia obter um resultado mais original na composição, apliquei o comando Subexposição de Cores (Color Dodge), na aba Layers, que alterou as cores originais e conferiu transparência à camada superior de motivos, como mostrado abaixo.

motivo urbano

Experimentando uma nova possibilidade, apliquei na composição acima o comando Inverter (Invert), que alterou as cores, deixando todas as regiões antes claras em escuras e vice-versa.

motivo urbano

A composição elaborada com os motivos originais se converteu numa estampa em estilo “Camuflagem” com uma linguagem atual e atrativa — para tanto utilizei apenas um elemento (parte da pichação no verso da placa de trânsito).

Fiz mais um experimento, usando o Mapa de Degradê (Gradient Map), para obter uma variante de cor mais vibrante e vistosa.

CAMO 1 | DENY Designs

Continuei fazendo variantes de cor e aproveitei para enviar os resultados que mais me agradaram para a DENY Designs. As estampas aplicadas nos produtos podem ser vistas abaixo.

CAMO 1

CAMO 1 aplicada em cortina de banheiro

CAMO 2

CAMO 2 aplicada em almofada

CAMO 3

CAMO 3 aplicada em lençol

CAMO 4

CAMO 4 aplicada em moldura de espelho

Para conhecer o processo criativo que adotei na elaboração de outra estampa a partir de uma referência urbana, clique no link a seguir:

https://padronagens.wordpress.com/2013/03/31/motivo-urbano-como-referencia-para-criacao-de-estampa/

Entry filed under: decoração, DENY Designs, design, design de superfície, divulgação, estampa, estamparia, estampas, pattern, patterns, prints, processo criativo, referências, surface design, wagner campelo. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , .

UNIVERSO DA COR | Junho 2013 TROPIC & COPACABANA | DENY DESIGNS

6 Comentários Add your own

  • 1. Dayane Cabral Ziegler  |  7 julho 2013 às 21:13

    Olá Wagner, gostei muito da sua estampa, e principalmente do seu passo, você é sempre muito generoso nesse aspecto. Eu só fiquei com uma dúvida, nessa estampa você teve preocupação com o rapport? como seriam feitas as repetições para impressão em metros? grata pela atenção.

    Responder
    • 2. Wagner Campelo  |  7 julho 2013 às 22:25

      Oi, Dayane
      No caso desta estampa não me preocupei com o rapport, pois a intenção era criar um falso-corrido, ou seja, uma estampa que parecesse corrida, mas que fosse localizada na verdade.
      O formato da estampa era 80 cm X 80 cm e distribuí os motivos neste espaço. Porém, nada me impediria de elaborar um rapport caso fosse necessário. Bastaria determinar as dimensões do módulo e organizar os elementos considerando este espaço. O fato de a composição ser aleatória e com sobreposições facilitaria ainda mais o disfarce do encaixe entre os motivos.

      Responder
  • 3. Miranda  |  8 julho 2013 às 11:45

    Love to see your process of designing this pattern, looks fabulous! Great reference🙂 fab to see it on Deny’s products!

    Responder
  • 5. Mônica Lidizzia  |  8 julho 2013 às 22:31

    Ficou lindo! Parabéns, Professor!
    bjs

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Padronagens & Afins

Sobre mim

Follow padronagens & afins on WordPress.com

Meu Instagram

Clusia
Clusia grandiflora
.
#bosquedabarra #barradatijuca #riodejaneiro #rio #inspiração #inspiration #inspiringplaces #wagnercampelo #clusia #clusias #clusiagrandiflora Aroeira, mas pode chamar de pimenta-rosa.
Brazilian peppertree fruits
Schinus terebinthifolius
.
#bosquedabarra #barradatijuca #riodejaneiro #rio #inspiração #inspiration #inspiringplaces #wagnercampelo #aroeira #pimentarosa #brazilianpepper #brazilianpeppertree Refletindo...
Reflecting ...
.
#bosquedabarra #barradatijuca #riodejaneiro #rio #inspiração #inspiration #inspiringplaces #wagnercampelo Estampa finalizada.
Finished print.
.
#colagem #collage #processocriativo #creativeprocess #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #printdesign #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #stampario #handprint #wagnercampelo Processo criativo de colagem para design de estampas.
Creative process of collage for print and pattern design.
.
#colagem #collage #processocriativo #creativeprocess #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #printdesign #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #stampario #handprint #wagnercampelo Processo criativo de colagem para design de estampas.
Creative process of collage for print and pattern design.
.
#colagem #collage #processocriativo #creativeprocess #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #printdesign #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #stampario #handprint #wagnercampelo Estampa "Indaiá", desenvolvida pela @stampastudio.rio para a @jangadabiquinis.
.
"Indaiá" pattern created by @stampastudio.rio
for @jangadabiquinis.
.
.
#indaia #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #vozesdafloresta #jangadabiquinis #stampario #wagnercampelo Estampa "Tipiti", desenvolvida pela @stampastudio.rio para a @jangadabiquinis.
.
"Tipiti" pattern created by @stampastudio.rio
for @jangadabiquinis.
.
.
#tipiti #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #vozesdafloresta #jangadabiquinis #stampario #wagnercampelo Estampa "Indaiá", desenvolvida pela @stampastudio.rio para a @jangadabiquinis.
.
"Indaiá" pattern created by @stampastudio.rio
for @jangadabiquinis.
.
.
#indaia #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #vozesdafloresta #jangadabiquinis #stampario #wagnercampelo

Digite seu e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas postagens.
Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 622 outros seguidores

Meus Tweets

Arquivos

Calendário

julho 2013
S T Q Q S S D
« jun   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Estatísticas

  • 756,835 visitas

%d blogueiros gostam disto: