MOTIVO URBANO COMO REFERÊNCIA PARA CRIAÇÃO DE ESTAMPA

31 março 2013 at 12:48 14 comentários

Como mencionei no post da semana passada, hoje vou mostrar o processo que adotei para criar a estampa DAMASK, disponível em diferentes artigos da DENY Designs.

O ponto de partida foi a fotografia que tirei, em frente ao prédio onde moro, da tampa de um bueiro (ou poço de visita).

© wagner campelo

Como se tratava de um motivo simétrico, e como eu pretendia me livrar do calçamento do fundo e da logomarca no centro da tampa, reduzi a imagem a 1/4 de seu formato original, escolhendo o quadrante superior direito e descartando o restante da foto. Evidentemente, usei o Photoshop para manipular a imagem e elaborar a estampa.

Em seguida, recortei o fundo e a parte central (preservando a região de sombra) a fim de destacar o detalhe do motivo que me interessava aproveitar.

Com esta quarta parte da tampa, se quisesse, eu poderia remontá-la inteiramente espelhando o motivo no sentido horizontal e vertical. Entretanto, achei que poderia obter um resultado menos previsível. Assim, espelhei o motivo apenas na horizontal, formando um arco.

Como achei que o arco por si só também me restringiria as possibilidades criativas, cortei-o na horizontal junto ao topo.

Depois, cortei as extremidades em curva no sentido vertical, tomando o cuidado de fazer o corte no mesmo ponto na lateral esquerda e também na direita, obtendo assim uma espécie de “ponte”. Preciso admitir que nesta etapa do processo eu ainda não sabia que resultado obteria com os recortes, mas muitas vezes é preciso experimentar “cegamente” (ou quase) antes de verificar se o trabalho será realmente proveitoso. Experimentação para mim é isso: testar diferentes possibilidades sem ter a menor certeza de que o resultado será positivo. Nem sempre o designer consegue “acertar de primeira”, e é preciso estar ciente disso neste ofício.

Como o “vão da ponte” ainda me parecia limitante, achei melhor cobri-lo. Para tanto, usei parte do motivo original (que eu tinha preservado inteiro) preenchendo apenas metade do espaço.

Por se tratar de um motivo cada vez mais simétrico, resolvi espelhar o preenchimento a fim de cobrir inteiramente o vão. Obtive, assim, um módulo retangular.

Depois disso, meu primeiro impulso foi espelhar o módulo na vertical. Entretanto, o resultado, além de previsível, geraria numa estampa pouco atrativa com os círculos repetidos na horizontal e na vertical.

Então, pensei em deslocar o módulo adjacente (espelhado), alinhando sua extremidade esquerda ao centro do módulo original — o que costuma-se denominar como meio-salto. Ainda que o encaixe entre as imagens não tenha ocorrido de forma absolutamente perfeita, achei o resultado bem mais interessante. Além disso, eu poderia usar um recurso para corrigir esse “defeito”.

A fim de ajustar o novo módulo, cortei a parte excedente à direita e ajustei-a na lateral esquerda. Assim, o módulo voltou a ser um retângulo.

Em seguida, espelhei novamente o módulo no sentido vertical, considerando este o rapport a ser repetido linearmente para formar a estampa.

Depois de repetido o rapport, achei que a padronagem ficaria mais interessante se eu mudasse sua orientação para o sentido vertical. Assim, girei o rapport a 90°.

Quando se utiliza imagens na criação de estampas, nem sempre o resultado precisa ser literal, ou seja, fotográfico. Deste modo, acreditei que poderia conseguir um resultado diferenciado se aplicasse um filtro no rapport para desfazer o aspecto excessivamente fotográfico, visando mais liberdade em termos de variantes de cor. Depois de experimentar alguns filtros, acabei escolhendo a opção Arestas Rasgadas ou Torn Edges, que reduziu a imagem a apenas duas cores: preto e branco.

Com a ferramenta Varinha Mágica ou Magic Wand Tool, bastou clicar sobre uma das cores para isolá-la da outra. Adotei este procedimento apenas com a cor preta. É claro que eu poderia fazer o mesmo com a cor branca, entretanto, considero mais prático deixar a segunda cor num fundo chapado (inteiro), já que isso evita espaços indesejáveis entre uma cor e outra. Com as cores (preto e branco) separadas em camadas distintas é mais fácil manipulá-las.

No caso específico da DENY Designs, é preciso inserir a estampa num formato quadrado. Depois de ter feito isso, achei que poderia incrementar ainda mais o aspecto da estampa se pudesse incluir mais cores e simular uma sobreposição. Então, após ter redimensionado a padronagem no espaço quadrado, mesclei as camadas das duas cores e fiz uma nova cópia da cor mais escura, clicando nela com a Varinha Mágica. Com a nova camada isolada e pintada de branco, girei-a a 90° a fim de conseguir um efeito mais intrincado.

Em seguida, diminuí a opacidade da nova camada (branca) para torna-la transparente e obter o efeito de sobreposição. Fiz uma nova duplicata das duas cores iniciais e mesclei-as com a camada transparente. Feito isso, novamente com a Varinha Mágica isolei as duas novas cores sobrepostas a fim de poder alterá-las independentemente.

O resultado final, em versão reduzida, pode ser visto abaixo em alguns estudos de cor.

Damask © wagner campelo

Damask © wagner campelo

Damask © wagner campelo

Entry filed under: Damask, design, design de superfície, estampa, estamparia, estampas, prints, processo criativo, referências, surface design, wagner campelo. Tags: , , , , , , , , , , , , , , .

DAMASK | DENY DESIGNS REDIGE

14 Comentários Add your own

  • 1. chris alvarenga  |  31 março 2013 às 13:18

    Oi Wagner! que bacana, achei muito bom, mesmo!
    um abração e boa sorte!

    Responder
  • 3. Mônica Lidizzia  |  31 março 2013 às 16:37

    Encantada com a estampa e com sua generosidade: aula online e “for free”. Obrigada, Professor. Boa Páscoa. bjs

    Responder
    • 4. Wagner Campelo  |  31 março 2013 às 19:54

      Obrigado, Mônica! Se estes posts não dessem tanto trabalho para elaborar eu publicaria mais deles, pois acredito em compartilhar…
      Boa Páscoa pra você também!
      Beijo.

      Responder
  • 5. Susana Soares  |  31 março 2013 às 17:49

    Maravilhoso, processo criativo inspirador!!
    Mais sucesso ainda…abraços!!

    Responder
  • 7. Grayce de Farias  |  31 março 2013 às 18:49

    que criação linda, perfeita.

    Responder
    • 8. Wagner Campelo  |  31 março 2013 às 19:56

      Fico contente que tenha gostado, Grayce.
      Obrigado pelo elogio!

      Responder
  • 9. Margarette  |  31 março 2013 às 21:37

    Como sempre muito bom, parabéns.

    Responder
  • 11. kim  |  8 abril 2013 às 17:25

    so very clever and creative… you must be a brilliant teacher, wagner! love your work🙂

    Responder
  • 13. Eliana Ferreira Freire  |  25 julho 2013 às 12:03

    Muito bom o seu site e blog, Wagner! Além do talento,mostram a pessoa bonita que você é.
    Obrigada pela transmissão do conhecimento. Bj. Eliana.

    Responder
    • 14. Wagner Campelo  |  26 julho 2013 às 10:30

      Obrigado pela visita e comentário, Eliana.
      Fico feliz em saber que, de algum modo, o blog pode estar sendo útil para outras pessoas!
      Beijo.

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Padronagens & Afins

Sobre mim

Follow padronagens & afins on WordPress.com

Meu Instagram

Estampa finalizada.
Finished print.
.
#colagem #collage #processocriativo #creativeprocess #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #printdesign #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #stampario #handprint #wagnercampelo Colagem finalizada.
Completed collage.
.
#colagem #collage #processocriativo #creativeprocess #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #printdesign #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #stampario #handprint #wagnercampelo Processo criativo de colagem para design de estampas.
Creative process of collage for print and pattern design.
.
#colagem #collage #processocriativo #creativeprocess #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #printdesign #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #stampario #handprint #wagnercampelo Ipomeia da praia
Beach morning glory
Ipomoea pes-caprae
.
#flor #flower #ipomeia #ipomeiadapraia #morningglory #ipomoeapescaprae #praia #praiadareserva #praiadareservarj #beach #barradatijuca #riodejaneiro #rio #inspiração #inspiration #wagnercampelo Bivalve...
.
#concha #shell #bivalve #bivalves #praia #praiadareserva #praiadareservarj #beach #barradatijuca #riodejaneiro #rio #inspiração #inspiration #wagnercampelo Azul da cor do mar...
Blue as the sea color ...
Praia da Reserva
.
#praia #praiadareservarj #praiadareserva #beach #barradatijuca #riodejaneiro #rio #inspiração #inspiration #inspiringplaces #wagnercampelo Estampa floral.
Floral print.
.
#estampa #estampas #print #prints #padronagem #pattern #patterns #floral #printandpattern #designdeestampas #patterndesign #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #tecido #fabric #wagnercampelo Estampa floral.
Floral print.
.
#estampa #estampas #print #prints #padronagem #pattern #patterns #floral #printandpattern #designdeestampas #patterndesign #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #tecido #fabric #wagnercampelo Estampa floral.
Floral print.
.
#estampa #estampas #print #prints #padronagem #pattern #patterns #floral #printandpattern #designdeestampas #patterndesign #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #tecido #fabric #wagnercampelo

Digite seu e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas postagens.
Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 620 outros seguidores

Meus Tweets

Arquivos

Calendário

março 2013
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatísticas

  • 755,818 visitas

%d blogueiros gostam disto: