TENDÊNCIAS 2013 | TRENDS 2013 | TEXITURA

6 fevereiro 2012 at 8:27 7 comentários

Texitura é uma das principais revistas internacionais especializada em tendências para estamparia — pattern design. A edição 48, lançada em janeiro passado na Heimtextil (Frankfurt), publica 21 desenhos meus criados segundo as tendências para o ano que vem (moda, decoração, papelaria). Abaixo, as tendências para 2013 propostas por Texitura.

Texitura is one of the leading international magazines specializing in trends for pattern designs. Edition number 48, of last January, released in Heimtextil (Frankfurt), shows some of my patterns, intended for the next year (fashion, home decorations, stationary). Below you can see the advanced trends for 2013 proposed by Texitura.

Tendências 2013 | Trends 2013 | Rebuildssance, New Culturalism, Avatar Days

REBUILDSSANCE é a mais alegre das três tendências. Ela se baseia no mundo como um lugar melhor, e convoca cada um de nós a trabalhar naquilo em que acreditamos, a sermos idealistas, colaborativos, irmos além de nós mesmos. Esta tendência coloca em nossas mãos as ferramentas para, partindo do esquecido, das coisas descartadas, que não precisam ter apelo direto, criar um novo sentido para o design, um movimento pacífico, não-intrusivo, cheio de beleza e amor. A palavra-chave desta tendência é o pastiche, um mix de expressões como forma de criar um estilo próprio na humanização de objetos produzidos para a cultura de massas.

REBUILDSSANCE is the happiest trend of the three. It builds on world a better place, it summons each one of us to work for what we believe in, to be idealistic, to collaborate, to go beyond our us. This trend puts in our hands the tools to, starting out from the forgotten, the thrown away, things that don’t need to have a direct appeal, create a new direction for design, a pacific, non-intrusive, loving and beautiful movement. The key term for this trend is pastiche, defined as a medley of expression using the expressions of as many others as one may wish pasted together.

NEW CULTURALISM aponta o caminho para uma abordagem elegante e pessoal em relação ao mercado de produto. Com o passar do tempo, neste mundo globalizado, crescemos acostumados a ver muitas marcas multinacionais florescerem em cada esquina. Até certo ponto isso era apenas o suficiente para distinguir o nome da marca que a representava, mas agora a única maneira de ter sucesso é misturar-se com seu entorno para oferecer um produto criado especialmente para o cliente, numa experiência exclusiva, um produto geográfica e culturalmente dependente. Designers são convocados a desenvolver padrões pertencentes à cultura e sociedade que representam. A fim de criar é preciso, antes, mergulhar num certo modo de ser, num ambiente cultural específico, não necessariamente o próprio, para depois misturar isso a sua informação particular e, assim, criar um artefato pessoal cheio de significado cultural.

NEW CULTURALISM leads the way to an elegant and personal approach to the product market. As years go by in this globalized world, we have grown used to see many multinational brands blossom in each corner of our cities. Up to certain moment it was just enough to distinguish yourself for the brand name you represented, but now the only way to succeed is to blend with your surroundings, to offer a product designed directly for the customer, in a one-to-one experience, and this is a geographical and cultural-dependent product. Designers are summoned to develop patterns that belong to the culture and society they represent. In order to create, one must first delve into a certain way of living, a specific cultural environment, not necessarily his or own, to then proceed to blend in his or her own personal information and, this way, create a personal and full of meaning cultural artifact.

AVATAR DAYS é a mais forte tendência deste ano em relação às cores e ideias. Ela também é a mais futurista. Esta tendência é baseada na ideia principal de que, para ser feliz é preciso viver em conjunto e compreender os outros. Ainda que estes outros sejam estranhos a nós, existem diversas formas de vida, e pessoas diferentes podem ter sentimentos distintos sobre a mesma coisa. Não devemos desprezar ninguém por conta de suas diferenças, vamos admirar cada pessoa porque todos têm coisas a ensinar, e, acima de tudo, vamos tentar entender os “caras maus” porque eles podem sentir que estão fazendo a coisa certa. Espelhos e sombras são as palavras-chave desta tendência. Eles existem para nos mostrar que cada um de nós não é uma pessoa comum. Estamos todos acompanhados por muitos outros “eus”.

AVATAR DAYS is the strongest trend of this year in regards to colors and ideas. It is also the most futuristic. The trend is based on the main idea that in order to live happy, we need to live together, and understand otherness. Even if they are alien to us, there are other ways of living and different people might feel different feelings about the same thing, let’s not despise any other person because of his or her differences, let’s admire every one because everyone has things to teach, and most of all, let’s try to understand the “bad guys” because they might feel they are doing the right thing. Mirrors and shadows are key features of this trend. They are there to remain us that each one of us is not a simple person. We are all accompanied by many others selves.

Nos próximos posts vou publicar as estampas que criei para a Texitura 48.

In the coming blog posts I will publish the patterns I created for Texitura 48.

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PANÓLATRAS REBUILDSSANCE

7 Comentários Add your own

  • 1. Wagner Campelo  |  6 fevereiro 2012 às 18:53

    Para os interessados na revista, existe um distribuidor aqui no Brasil, em São Paulo.
    H.B. Revistas Técnicas Internacionais LTDA.
    Caixa Postal 61034 – 05001-970 – SÃO PAULO – SP
    Tel. +55 11 38296777 | Fax +55 11 38296778
    E-mail hb@hbrevistas.com.br

    Responder
  • 2. Karina  |  7 fevereiro 2012 às 13:21

    Wagner, vc é demais, meu ídolo❤

    Responder
    • 3. Wagner Campelo  |  7 fevereiro 2012 às 18:52

      Obrigado, Karina!
      A partir da semana que vem começarei a publicar as estampas que saíram na revista.
      Beijo!

      Responder
  • 4. Ana Campos  |  16 fevereiro 2012 às 19:31

    Eu gostava de adquire a revista em Portugal . Existe algum distribuidor?

    Responder
    • 5. Wagner Campelo  |  16 fevereiro 2012 às 19:57

      Sim, Ana, existe um distribuidor em Portugal.
      Seguem as informações para contato:

      Masolo Representações S.A.
      P.O.B. 38
      4764 – 961 V. N. FAMALICÃO
      Tel. +351 252 300700
      Fax +351 252 300709
      masolo@sepol.pt

      Responder
  • 6. Tina Vieira  |  12 março 2012 às 9:27

    Wagner, é muito difícil encontrar informações sobre desenvolvimento de estamparia aqui no Brasil. Seu site é eficiente e generoso.Parabéns!!

    Um abraço.

    Tina Vieira

    Responder
    • 7. Wagner Campelo  |  12 março 2012 às 9:55

      Que bom que gostou, Tina!
      Obrigado pela visita e comentário.
      Abraço.

      Responder

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Textura vegetal: frutos de palmeira.
Vegetal texture : palm tree fruits.
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Vegetal texture : palm tree leaf.
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Vegetal texture : palm tree flowers.
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Galeria Rio Scenarium.
Brazilian tiles. Manufacture Itaipava, Rio. The 70s and 80s.
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Cavalinho do Porto tiles. Around 1890. City of Porto, Portugal.
Galeria Rio Scenarium.
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Galeria Rio Scenarium.
Brazilian tiles. Manufacture IRFM. Around 1950.
.
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Print from the @mamedioswim
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