ÍNDIA!

19 dezembro 2011 at 0:46 4 comentários

Na semana passada visitei a exposição ÍNDIA!, organizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, aqui no Rio. Pelo que havia visto do material de divulgação na época da inauguração, eu imaginava que esta seria uma exposição interessantíssima em diferentes aspectos, mas fiquei bastante surpreso com a quantidade de itens apresentados: muito maior do que eu acreditava. Seria inútil tentar descrever aqui a riqueza de detalhes que só podem ser percebidos diante de cada peça, ou o impacto causado pelos enormes tecidos impressos a partir de carimbos, e também dos trajes repletos de estampas, cores, bordados e pedrarias… Fiquei muito impressionado não apenas com a diversidade e profusão de objetos expostos, mas também em poder ver tudo de perto, em minúcias — uma experiência enriquecedora e bastante estimulante em termos de inspiração. Não só a arte a Índia antiga faz parte da exposição, mas também trabalhos de artistas contemporâneos, o que torna a mostra ainda mais rica e interessante, já que, de algum modo, é possível traçar um paralelo entre o antigo e o atual.

Abaixo, algumas imagens e informações capturadas do folder da exposição.

Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam ÍNDIA!, mostra que reúne arte contemporânea, antiga e popular, em diversos suportes, constituindo a maior exposição de cultura indiana já realizada em nosso país.

Figuras votivas em terracota. Tâmil Nadu, 2011. Coleção Particular.

Dividida em 4 temas — Povo, Deuses, Formação da Índia Moderna e Arte Contemporânea — a mostra traz peças pertencentes ao Museu de Arte Asiática de Berlim (Alemanha), ao Museu Rietberg de Zurique (Suíça), ao Museu Nacional de Etnologia de Leiden (Holanda), ao Museu Histórico Nacional (Rio), ao Instituto Ricardo Brennand (Recife) e a coleções particulares, além de fotografias antigas da Alkazi Foundation for the Arts (Índia), itens de arte popular e obras de arte contemporâneas cedidas por artistas e instituições privadas na Índia.

Vishnu em sua forma universal, abrangente: Vishvarupa. Escultura em pedra. Bihar-Bengal, século XI.

O conjunto é abrangente também no aspecto temporal, uma vez que estão presentes peças com mais de dois mil anos e outras realizadas especialmente para a exposição.

Jumadi ou Jarandaye. Máscara em latão. Karnataka, século XX.

Abrigando civilizações tão diferentes, Índia e Brasil espelham-se no passado colonial comum e no acelerado progresso atual que atrai as atenções do mundo inteiro. O desenvolvimento tecnológico e o processo de globalização econômica vêm aproximando países geograficamente distantes neste início de milênio, e isso também se estende aos campos da arte e da cultura.

Pintura sobre papel (detalhe). Kangra, início do século XIX.

Com a exposição ÍNDIA! o Centro Cultural Banco do Brasil espera proporcionar ao público brasileiro a oportunidade de conhecer de perto a riqueza e diversidade cultural desse país fascinante.

Jitish Kallat. Hemoglíficos, 2009. Óleo e acrílico sobre linho, bronze.

Quem tem interesse no tema não deve perder esta oportunidade que me parece única. A exposição ficará no Rio até 29 de janeiro de 2012, no CCBB. De terça a domingo das 9h às 21h. Entrada franca. CCBB | Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.

Ravinder Reddy. Migrante, 2011. Escultura em poliéster, resina e fibra de vidro.

Entry filed under: design, divulgação, eventos, exposição. Tags: , , , , , , , .

TEXTURAS TANGERINE TANGO

4 Comentários Add your own

  • 1. Luciana  |  30 dezembro 2011 às 21:38

    Oi Wagner! Gostei bastante desse post, sempre observo as outras culturas como fonte de inspiracao. Gostaria de fazer uma pergunta: voce acha que o campo de design de superficie tem mercado? Eu gosto bastante dessa area a pensei em fazer mestrado fora nessa area, mas como classe media, sera um grande investimento e nao sei se no brasil ha um retorno… Obrigada!

    Responder
    • 2. Wagner Campelo  |  31 dezembro 2011 às 11:54

      Oi, Luciana
      Sim, acredito que o Design de Superfície tem campo no Brasil — e penso que a tendência desse campo será ampliar-se cada vez mais. Considerando os diversos segmentos envolvidos na questão (moda, decoração, têxtil, papelaria, cerâmica, plástico, etc.) é possível especializar-se em apenas alguns deles ou em todos.
      Não se esqueça também que, se for trabalhar como free-lancer, existe um grande mercado internacional, que ficou muito mais “acessível” através da Internet.
      Abraço.

      Responder
  • 3. regina ferreira  |  21 julho 2015 às 16:47

    muito diferente para nós

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Padronagens & Afins

Sobre mim

Follow padronagens & afins on WordPress.com

Meu Instagram

Estampa finalizada.
Finished print.
.
#colagem #collage #processocriativo #creativeprocess #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #printdesign #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #stampario #handprint #wagnercampelo Colagem finalizada.
Completed collage.
.
#colagem #collage #processocriativo #creativeprocess #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #printdesign #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #stampario #handprint #wagnercampelo Processo criativo de colagem para design de estampas.
Creative process of collage for print and pattern design.
.
#colagem #collage #processocriativo #creativeprocess #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #printdesign #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #stampario #handprint #wagnercampelo Ipomeia da praia
Beach morning glory
Ipomoea pes-caprae
.
#flor #flower #ipomeia #ipomeiadapraia #morningglory #ipomoeapescaprae #praia #praiadareserva #praiadareservarj #beach #barradatijuca #riodejaneiro #rio #inspiração #inspiration #wagnercampelo Bivalve...
.
#concha #shell #bivalve #bivalves #praia #praiadareserva #praiadareservarj #beach #barradatijuca #riodejaneiro #rio #inspiração #inspiration #wagnercampelo Azul da cor do mar...
Blue as the sea color ...
Praia da Reserva
.
#praia #praiadareservarj #praiadareserva #beach #barradatijuca #riodejaneiro #rio #inspiração #inspiration #inspiringplaces #wagnercampelo Estampa floral.
Floral print.
.
#estampa #estampas #print #prints #padronagem #pattern #patterns #floral #printandpattern #designdeestampas #patterndesign #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #tecido #fabric #wagnercampelo Estampa floral.
Floral print.
.
#estampa #estampas #print #prints #padronagem #pattern #patterns #floral #printandpattern #designdeestampas #patterndesign #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #tecido #fabric #wagnercampelo Estampa floral.
Floral print.
.
#estampa #estampas #print #prints #padronagem #pattern #patterns #floral #printandpattern #designdeestampas #patterndesign #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #tecido #fabric #wagnercampelo

Digite seu e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas postagens.
Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 620 outros seguidores

Meus Tweets

Arquivos

Calendário

dezembro 2011
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatísticas

  • 755,818 visitas

%d blogueiros gostam disto: