REFERÊNCIAS, FONTES DE INSPIRAÇÃO E RESULTADOS

19 setembro 2011 at 14:30 8 comentários

Acredito que para um Designer de Superfície boas referências e fontes de inspiração são fundamentais para que se obtenha um resultado satisfatório conforme a solicitação do cliente, ou mesmo quando se trata de um projeto pessoal. Esse “ponto de partida” através do qual o processo criativo se inicia — e que pode ter muitas ramificações — direciona o pensamento e tende a fazer com que a atividade aconteça de forma organizada. Há quem diga que essa mesma “mola propulsora” a partir da qual as ideias surgem também pode aprisionar e limitar a liberdade criativa. Mas, na vida real, no trato com clientes e exigências do mercado, não há como escapar de orientações, tendências e temáticas que precisam ser consideradas. Eu prefiro encarar essa situação, teoricamente restritiva, como uma espécie de desafio: ter de ser criativo e ao mesmo tempo obedecer a certas “regras” (que quase nunca podem ser transgredidas) é algo que sempre me estimula de algum modo.

Desde 1989, quando comecei a desenhar estampas e padronagens, costumo ouvir uma pergunta que já considero recorrente: “De onde vem a inspiração para os seus desenhos?” Minha resposta ao longo desse tempo tem sido a mesma: “Para mim, a inspiração pode vir de qualquer parte: ilustrações, pinturas, tecidos, texturas, fotografias, filmes, livros, músicas… Mas preciso admitir que, como fotógrafo amador, cada vez mais venho utilizando imagens — sobretudo as feitas por mim mesmo, sempre que possível — como referência para minhas criações. Entretanto, o uso da fotografia não me limita em relação aos resultados que pretendo obter, pois posso explorá-las de diferentes maneiras. Assim, as fotos podem ser usadas diretamente (manipuladas no Photoshop) ou servirem como base para vetorização, redesenho, estilização… as alternativas são praticamente infinitas, ainda mais quando duas ou mais destas possibilidades são combinadas.

A seguir, exemplos de referências e fontes de inspiração usadas em alguns dos meus trabalhos, e também os resultados que obtive a partir delas.

Visito com freqüência o jardim botânico do Rio, não apenas para aproveitar o ar puro e apreciar a paisagem, mas também em busca de inspiração e referências — 80% do meu acervo de imagens de plantas e flores provem de lá. Numa dessas visitas, fotografei uma avenca que, diferente das tradicionais espécies de folhas miúdas, me chamou a atenção justamente por ter folhas grandes — que me pareceram bastante atrativas em termos estéticos. Uma estamparia digital havia me encomendado uma série de “estampas fotográficas”, e achei que com a imagem das folhas dessa avenca eu poderia criar uma padronagem interessante. Neste caso, fiz uso direto da foto, criando um módulo formatado para permitir a continuidade do padrão. A imagem foi impressa em poliamida (lycra) e com o tecido foram confeccionados biquínis, maiôs e acessórios de moda praia.

Lybethras Swim | moda-praia e acessórios

O mesmo aconteceu com duas outras fotografias de plantas (também feitas no jardim botânico), que acabaram se convertendo em padronagens usadas em itens do vestuário feminino.

Lybethras Swim | moda-praia e acessórios

Mariskal | moda feminia

Algumas fotos servem somente para que, observando-as, seja feita uma nova leitura através do redesenho ou da estilização. Assim, a imagem das folhas de um grupo de filodendros foi convertida numa representação gráfica, e a estampa, pintada em cores alegres e vibrantes, foi aplicada em peças de decoração.

Estampa Filodendros e simulação de aplicação em espreguiçadeiras

Como eu disse, as possibilidades dependem apenas da imaginação. A mesma foto pode ser interpretada de diversas formas, dependendo da necessidade e do resultado que se pretende obter. As fotografias das flores da clúsia, espécie vegetal nativa do Brasil, originaram diferentes estudos, dos quais a versão estilizada acabou sendo selecionada para a finalização da estampa.

Estampa Clúsia aplicada em almofadas

Às vezes, uma textura (que pode ser vegetal ou de qualquer outro tipo) também funciona como ótima fonte de inspiração, permitindo que algo completamente distinto se origine a partir dela. Como no caso da textura de tronco de árvore, com a qual criei uma padronagem mais abstrata voltada para o segmento de moda.

Estampa Casulos numa simulação de aplicação em vestido

Até mesmo objetos podem servir como referência — ou as imagens feitas com eles. Deste modo, uma caixinha indiana de madeira entalhada pode se transformar numa estampa floral tendo a Índia como tema, e ser aplicada em diversos produtos.

Estampa Flora impressa digitalmente sobre algodão

É verdade que ter boas referências e fontes de inspiração é essencial a todo profissional que trabalhe com criação, mas tão importante quanto isso é saber de que modo aproveitar e como explorar a infinidade de opções que podem se apresentar dependendo do projeto. Creio que os exemplos mencionados aqui mostrem boas alternativas desse binômio “causa-efeito” e espero que, de alguma forma, sirvam também para inspirar outras pessoas.

Obs. Este artigo foi publicado originalmente no site da Revestir, mas achei interessante divulgá-lo aqui no blog também para quem ainda não teve oportunidade de lê-lo.

Aproveito para dizer que na próxima quarta-feira, 21 de setembro, estarei na cidade de Santa Maria (RS) participando do I Ciclo de Estudos e Práticas em Design de Superfície, a convite da UFSM. Farei uma palestra sobre Metodologia para Criação de Estampas Coordenadas e ministrarei uma Oficina de Composés.

Entry filed under: design, design de superfície, estamparia, estamparia digital, estampas, estampas fotográficas, moda praia, prints, surface design, swimwear. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , .

FLORA | aventais | aprons I CICLO DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM DESIGN DE SUPERFÍCIE | UFSM

8 Comentários Add your own

  • 1. Katia Bonfadini  |  19 setembro 2011 às 14:35

    É muito gratificante para nós, designers, vermos o fruto do nosso trabalho impresso e, no seu caso, circulando nas ruas e nas revistas de moda!!!!! Parabéns por todo esse reconhecimento, Waguito! Você merece! Beijos e sucesso na nova empreitada! Boa viagem!

    Responder
    • 2. Wagner Campelo  |  19 setembro 2011 às 18:20

      Obrigado, Bonfinha!
      Na volta te conto como foi o evento.
      Beijo.

      Responder
  • 3. Erika Yangg  |  19 setembro 2011 às 19:48

    Post sobre refências e fontes de inspiração super completo! Como estudante fico muito grata com materiais assim! Obrigada

    Responder
    • 4. Wagner Campelo  |  19 setembro 2011 às 22:20

      Fico contente em poder ser útil de algum modo, Erika.
      Abraço.

      Responder
  • 5. Marcella Salvador  |  20 setembro 2011 às 12:26

    Wagner, maravilhoso seu post. Para mim, que estou começando a me interessar pelo assunto é uma fonte de conhecimento espetacular!!!! Parbéns pelo seu trabalho!!!!
    Marcella

    Responder
    • 6. Wagner Campelo  |  22 setembro 2011 às 22:07

      Fico satisfeito que o post, de algum modo, seja útil pra você.
      Minha intenção é sempre compartilhar o que acredito que possa inspirar os interessados por estampas e estamparia.
      Abraço!

      Responder
      • 7. Marcella Salvador  |  26 setembro 2011 às 23:56

        Vc tem indicação de cursos de Corel, illustrator e photoshop no Rio? Devo começar por ai, né?

        Abç!

        Responder
        • 8. Wagner Campelo  |  28 setembro 2011 às 9:55

          Oi, Marcela
          Não tenho indicação sobre esses cursos, mas creio que devam existir muitos. Talvez seja interessante não fazer todos ao mesmo tempo… Boa sorte!

          Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Padronagens & Afins

Sobre mim

Follow padronagens & afins on WordPress.com

Meu Instagram

Textura vegetal: frutos de palmeira.
Vegetal texture : palm tree fruits.
.
#padronagem #pattern #textura #texture #vegetal #palmeira #palmtree #frutos #fruits #inspiração #inspiration #wagnercampelo Textura vegetal: folha de palmeira.
Vegetal texture : palm tree leaf.
.
#padronagem #pattern #textura #texture #vegetal #palmeira #palmtree #folha #leaf #inspiração #inspiration #wagnercampelo Textura vegetal: flores de palmeira.
Vegetal texture : palm tree flowers.
.
#padronagem #pattern #textura #texture #vegetal #palmeira #palmtree #flores #flowers #caryota #inspiração #inspiration #wagnercampelo Azulejos brasileiros. Fabricação Itaipava, Rio de Janeiro. Década de 70 e 80.
Galeria Rio Scenarium.
Brazilian tiles. Manufacture Itaipava, Rio. The 70s and 80s.
.
#azulejo #azulejos #braziliantiles #azulejosbrasileiros #tiles #walltiles #ceramica #ceramics #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #inspiração #inspiration #rioscenarium #galeriarioscenarium #wagnercampelo Azulejos Cavalinho do Porto. Cerca de 1890. Porto, Portugal.
Cavalinho do Porto tiles. Around 1890. City of Porto, Portugal.
Galeria Rio Scenarium.
.
#azulejo #azulejos #portuguesetiles #azulejosportugues #porto #oporto #tiles #walltiles #ceramica #ceramics #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #inspiração #inspiration #rioscenarium #galeriarioscenarium #wagnercampelo Azulejos brasileiros. Fabricação IRFM (Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo). Cerca de 1950.
Galeria Rio Scenarium.
Brazilian tiles. Manufacture IRFM. Around 1950.
.
#azulejo #azulejos #braziliantiles #azulejosbrasileiros #tiles #walltiles #ceramica #ceramics #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #inspiração #inspiration #rioscenarium #galeriarioscenarium #wagnercampelo Estampa da coleção de estreia da @mamedioswim desenvolvida pela @stampastudio.rio
Print from the @mamedioswim
debut collection created by @stampastudio.rio.
.
#estampa #padronagem #print #pattern #printandpattern #designdeestampas #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #stampario #wagnercampelo #mamedioswim #arrivingsoon #newcollection #debut #hotpants #elegantlysexy #followthesun #mamediomermaid #sexy #luxury #elegant #fashion #exclusiveprint #unique #limitededition Estampa da coleção de estreia da @mamedioswim desenvolvida pela @stampastudio.rio
Print from the @mamedioswim
debut collection created by @stampastudio.rio.
.
#estampa #padronagem #print #pattern #printandpattern #designdeestampas #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #stampario #wagnercampelo #mamedioswim #arrivingsoon #newcollection #debut #hotpants #elegantlysexy #followthesun #mamediomermaid #sexy #luxury #elegant #fashion #exclusiveprint #unique #limitededition Estampa da coleção de estreia da @mamedioswim desenvolvida pela @stampastudio.rio
Print from the @mamedioswim
debut collection created by @stampastudio.rio.
.
#estampa #padronagem #print #pattern #printandpattern #designdeestampas #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #stampario #wagnercampelo #mamedioswim #arrivingsoon #newcollection #debut #hotpants #elegantlysexy #followthesun #mamediomermaid #sexy #luxury #elegant #fashion #exclusiveprint #unique #limitededition

Digite seu e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas postagens.
Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 620 outros seguidores

Meus Tweets

Arquivos

Calendário

setembro 2011
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Estatísticas

  • 756,266 visitas

%d blogueiros gostam disto: