CURSO DE ESTAMPAS COORDENADAS | SENAI-CETIQT Rio

23 agosto 2011 at 0:04 34 comentários

Quando a coordenação do SENAI-CETIQT me perguntou se eu tinha interesse em propor algum curso de extensão relacionado à estamparia, imediatamente me ocorreu a ideia de explorar as estampas coordenadas, e por duas razões: por se tratar de um tipo de estamparia que me agrada muito e na qual tenho alguma experiência, e também por estar abordando este tema no meu trabalho de conclusão de curso. Assim, aliando meus conhecimentos pessoais, bem como a metodologia desenvolvida no meu TCC, elaborei o curso de ESTAMPAS COORDENADAS, que acontecerá no Campus Barra de 24 de outubro a 23 de novembro.

Voltado para estudantes, profissionais e interessados em moda, design, decoração e estamparia, o curso tem como objetivo ressaltar o potencial de uso e aplicação das ESTAMPAS COORDENADAS, e orientar a criação de uma coleção de estampas a partir dos ensinamentos proporcionados pelas aulas. Os alunos deverão utilizar os programas com os quais tiverem maior afinidade (Corel Draw, Illustrator e/ou Photoshop) no desenvolvimento de sua coleção. Serão apresentados briefings, de acordo com 3 segmentos de mercado, para que os alunos escolham a proposta que julgarem mais atrativa segundo seus interesses.

Composto por 8 aulas de 3 horas cada (carga horária de 24 horas), no conteúdo programático do curso constarão os seguintes tópicos:

  • Conceito de Estampas Coordenadas
  • Apresentação de trabalhos de designers profissionais
  • Exemplos de uso e aplicação das Estampas Coordenadas de acordo com os segmentos moda, decoração e papelaria
  • Diferença entre Estampas Coordenadas e Composés
  • Apresentação das propostas de trabalho (briefing)
  • Estampas principais e secundárias (relação de proporções)
  • Listras, xadrezes e poás
  • Cartela de cores e variantes
  • Pesquisa de referências (sites, livros, revistas, etc.) e seleção de imagens
  • Painel inspiracional e sua construção
  • Noções básicas de rapport
  • Exercícios de rapport
  • Informações sobre estilo e partido a serem adotados na criação das Estampas Coordenadas
  • Sistemas de distribuição dos elementos na composição
  • Estudos dos motivos das estampas
  • Definição do partido adotado, do estilo das estampas e dos motivos a serem utilizados
  • Apresentação do esboço da coleção de Estampas Coordenadas com direcionamento para o segmento escolhido
  • Estudos dos formatos dos módulos de repetição e da distribuição dos motivos nos módulos
  • Estudos dos sistemas de repetição (grades) e simulações de repetição
  • Estudos de cor e variantes
  • Seleção dos melhores resultados
  • Definição dos programas de computador a serem usados na finalização das estampas
  • Finalização das estampas e suas variantes
  • Apresentação do projeto de Estampas Coordenadas
  • Análise crítica dos trabalhos apresentados

As aulas serão as segundas e quartas das 14h às 17h, no Campus Barra do SENAI-CETIQT. O número de vagas é limitado. Para se inscrever no curso clique aqui.

Entry filed under: cursos, design de superfície, divulgação, estampa, estampas, wagner campelo. Tags: , , , , , , , , , .

CLIPPING | USEFASHION ago. 2011 FLORA | aventais | aprons

34 Comentários Add your own

  • 1. Danny Barros  |  23 agosto 2011 às 7:15

    Que maravilha Wagner… uma pena eu estar em Campos, fica inviável pra mim… se fosse uma semana direto com 8 aulas eu dava um jeito, hehehe.

    Com certeza será um sucesso.
    Espero poder ter a oportunidade de fazer um curso assim EaD… pensa com carinho aí.♥
    abraços

    Responder
    • 2. Wagner Campelo  |  23 agosto 2011 às 19:09

      Pois é, Danny
      Um curso como este necessita de tempo entre as aulas para que o projeto seja desenvolvido. Além disso é imprescindível um espaço apropriado e também equipamento para cada aluno… Assim, ficaria praticamente inviável — pelo menos no meu entender — condensar o curso em uma semana. Mas isso não significa que outros cursos tenham um formato mais compacto. Quem sabe ainda não elaboro algo com menor duração?
      Obrigado pela visita e comentário!
      Abraço.

      Responder
  • 3. Katia Bonfadini  |  23 agosto 2011 às 8:05

    Perfeito a programação do curso!!!!!! E lindas as estampas que colocou como exemplo, como sempre! Vou divulgar o curso, parabéns!!!!! Bjs!

    Responder
  • 5. Marcela Lago  |  23 agosto 2011 às 8:32

    Wagner… kero esse curso aki em Manaus tb!!! :oD
    Aqui a gente tem uma carência mto grande nessa área de “DS” e é uma pena pois eu adoro e vou fazer meu trabalho nessa ótica… apesar de nao tem mto conhecimento na área… tenho lido bastante pra fazer um trabalho final bem bacana!!!

    Responder
    • 6. Wagner Campelo  |  23 agosto 2011 às 19:15

      Oi, Marcela
      Se alguma instituição de Manaus me convidar para dar um curso na cidade, e a proposta for interessante, tudo será uma questão de agendamento.
      Espero que você faça um ótimo trabalho final.
      Abraço.

      Responder
  • 7. Maria Lina Guerreiro  |  23 agosto 2011 às 10:19

    Wagner, você já pensou em dar cursos em POA?

    Responder
    • 8. Wagner Campelo  |  23 agosto 2011 às 19:18

      Olá, Maria Lina
      Sim, já pensei em dar cursos em outras cidades.
      Porém, como eu disse no comentário da Marcela, é necessário que alguma instituição tenha interesse em oferecer o curso, e disponha de uma estrutura satisfatória para tanto.

      Responder
  • 9. Guto Veneno  |  23 agosto 2011 às 11:17

    Pena não haver opção de turno para quem trabalha de segunda a sexta, em horário comercial. À noite ou aos sábados, certamente eu estaria na turma.

    Responder
    • 10. Wagner Campelo  |  23 agosto 2011 às 19:24

      Oi, Guto
      Eu pretendo propor novamente este curso para o 1º semestre do ano que vem.
      Dependendo da disponibilidade de horários da instituição, quem sabe não consigo um espaço à noite ou aos sábados?
      Abraço.

      Responder
  • 11. Ana Beatriz  |  23 agosto 2011 às 11:35

    Puxa, gostaria muito de fazer, mas trabalho o dia todo e não consigo estar disponível nesse horário….

    Responder
    • 12. Wagner Campelo  |  23 agosto 2011 às 19:35

      Pois é, Ana
      A determinação dos períodos e dos horários dos cursos não depende de mim. Eu posso me dispor a dar as aulas de manhã, à tarde, à noite ou aos sábados (como ocorreu desta vez no momento que apresentei a proposta), mas a definição desses detalhes fica a critério da instituição.
      Como eu disse no outro comentário, vou propor esse mesmo curso para o 1º semestre de 2012, e esperar que um horário mais adequado para quem trabalha me seja destinado.

      Responder
  • 13. Iris  |  23 agosto 2011 às 15:11

    Poderia abrir esse curso de extensão em estamparia a noite! eu trabalho do lado, no Le Monde, trabalho com estampa de porcelana e vidro, mas gostaria de me aprofundar em estamparia de tecido! Uma pena só ter na parte da tarde:/ talvez eu faça a Pós em estamparia! ÓTIMO o seu blog, muito inspirador!

    Responder
    • 14. Wagner Campelo  |  23 agosto 2011 às 19:38

      Olá, Iris
      Sim, o curso pode ser à noite desde que haja espaço e horários disponíveis (essa definição não fica a meu critério). Pelo visto, neste semestre não foi o caso.
      Vamos ver se para o semestre quem consigo um horário noturno.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraço.

      Responder
  • 15. Aline Filbrich Roberto  |  24 agosto 2011 às 8:33

    Olá Wagner!
    Admiro muito o seu trabalho, sempre que dá dou uma passadinha no seu site, uma pena eu morar em São Paulo caso contrário eu iria com certeza……
    Queria muito fazer minha pós ai no Senai Cetiqt, quem sabe um dia né?
    Você poderia vir para cá dar esse curso tenho certeza que não iria faltar alunos, vejo muitas pessoas interessadas em cursos de estamparia e aqui tem muito pouco.
    Existe um centro de pesquisas aqui em SP que se chama Universo da Cor (http://www.universodacor.com.br/), eu já fiz um curso lá e é muito bom, acho que seria um ótimo lugar para você dar o seu curso.

    Responder
    • 16. Wagner Campelo  |  25 agosto 2011 às 9:55

      Olá, Aline
      Eu conheço o Universo da Cor, inclusive já divulguei alguns cursos deles aqui no blog.
      A propósito, pretendo ministrar dois cursos expositivos (em versão compacta), justamente no Universo da Cor no semestre que vem.
      Um desses cursos será o de Estampas Coordenadas. Aguarde mais detalhes num dos próximos posts.
      Abraço.

      Responder
  • 17. Cris Rispoli  |  25 agosto 2011 às 11:13

    Wagner, observei na sua resposta a Aline, que vc ministrará esse curso (compacto) de Estampas Coordenadas, aqui em São Paulo (capital). Além desse, vc pretende dar outros cursos ainda esse semestre, aqui em São Paulo? Gostaria de me programar pra fazer. Fiz um curso de Design Textil na Panamericana de Arte e amei essa área…
    Obrigada

    Responder
    • 18. Wagner Campelo  |  26 agosto 2011 às 10:34

      Oi, Cris
      Pretendo dar 2 cursos expositivos no semestre que vem em São Paulo — o de “estampas coordenadas” e outro: “estampas a partir de referências vegetais”. Assim que eu tiver mais informações divulgo aqui.
      Abraço.

      Responder
      • 19. Chris Busato  |  23 outubro 2011 às 20:21

        Olá,
        Se puder me mandar informação sobre esses dois cursos, fico no aguardo. Parabéns e Obrigada.
        Chris Busato

        Responder
  • 20. Erika Bastos  |  26 agosto 2011 às 19:25

    Muito bom, Wagner. É uma pena que eu não possa participar por dificuldades de deslocamento, moro em Belo Horizonte. Como alguém ali em cima disse, se fosse 8 dias direto no Rio, ai sim. Sucesso com o curso.

    Responder
  • 22. Fernanda  |  29 agosto 2011 às 10:59

    Wagner, sou de Vitória/ES e quero muito fazer esse curso com você no próximo semestre. Acredito que se for aos sábados eu conseguirei ir e facilitará para muita gente.
    Abraço e parabéns pelo seu trabalho, que é lindíssimo.
    Fernanda

    Responder
    • 23. Wagner Campelo  |  30 agosto 2011 às 16:40

      Olá, Fernanda
      Vou propor novamente o curso aos sábados no próximo semestre (e também à noite). Vamos ver se consigo um período que favoreça a quem trabalhe durante o dia ou more em outro estado.
      Obrigado pela visita e comentário.

      Responder
  • 24. Adriana Engrácia  |  31 agosto 2011 às 13:53

    Bem que podia ser em Sampa!!!!!!!!!! E aos sábados pra quem trabalha de segunda à sexta.

    Responder
    • 25. Wagner Campelo  |  1 setembro 2011 às 8:14

      Oi, Adriana
      Está previsto um curso expositivo (em versão compacta) justamente sobre Estampas Coordenadas, no sábado, em SP.
      Assim que eu tiver a confirmação da data divulgo aqui.

      Responder
  • 26. Dayane  |  31 agosto 2011 às 19:33

    Wagner, adorei tuas estampas coordenadas, é uma pena que eu não resida mais no Rio. Bem que o senai cetiqt poderia oferecer o teu curso também no formato Ead.

    Responder
    • 27. Wagner Campelo  |  1 setembro 2011 às 8:25

      Oi, Dayane
      Não sei até que ponto um curso nestes moldes poderia ser ministrado via EAD, mas por que você não sugere isso a eles?
      Talvez seja uma forma interessante de alcançar interessados em outras cidades.
      Abraço.

      Responder
  • 28. patricia escanho  |  12 setembro 2011 às 16:15

    Que bom que virá á SP!! Já aguardo mais informações. Agora, uma pergunta técnica. Conheço um pouco o Photoshop e o Illustrator (pouco mesmo) e não sou da área, mas me interesso muito por estamparia e gostaria de ‘arriscar’ fazer algumas estampas. Quero iniciar aprendendo a me virar melhor com um desses softwares. Qual você diria que vale mais a pena se o objetivo é criar estampas digitais? Abraço.

    Responder
    • 29. Wagner Campelo  |  13 setembro 2011 às 9:38

      Olá, Patrícia
      Respondendo sua pergunta… os dois programas servem para criar estampas a serem impressas no processo digital. Na verdade, o que conta neste caso é o tipo de estampa que você gostaria de criar. Se pretende desenvolver desenhos vetoriais, o Illustrator é o mais indicado. Se seu objetivo é usar fotografias ou imagens com efeitos de sombras, degradês, texturas, etc., penso que o Photoshop é a melhor opção. Em todo caso, se EU tivesse que escolher apenas um, decidiria pelo Photoshop, pois ele oferece possibilidades mais interessantes em termos de resultados criativos.

      Abraço.

      Responder
  • 31. renata  |  17 outubro 2011 às 11:31

    gostaria de saber quanto custa as aulas e o enderesso se poder mande pro meu email obrigada!

    Responder
    • 32. Wagner Campelo  |  17 outubro 2011 às 16:33

      Olá, Renata
      Tentei enviar as informações para seu e-mail, mas a mensagem retornou com a notificação de que o endereço era inválido.
      Então, responderei seu comentário aqui mesmo.

      O valor do curso é R$ 324,00 ou 2 x R$162,00
      O endereço do Campus Barra do SENAI-CETIQT é Av. das Américas, 3.434 bloco 5.
      O telefone da central de atendimento é 2582-1001 e você pode fazer contato com eles através do e-mail: atendimento@cetiqt.senai.br

      Responder
  • 33. simone monteiro  |  28 novembro 2011 às 10:45

    Oi Wagner,

    O seu blog é maravilhoso. Já me ajudou bastante, tenho formacão em artes plásticas e curso em design illustration na Austrália. Faço estamparia há 20 anos, já fiz de tudo, serigrafia, 20 anos de pintados à mão, e agora me dedico à estamparia digital. Esse curso é muito interessante para mim. Você tem algum curso programado para 2012? Como moro em Vitoria/ES tenho que me programar antes. Agradecida abraços Simone

    Responder
    • 34. Wagner Campelo  |  28 novembro 2011 às 19:12

      Olá, Simone
      Obrigado pela visita e comentário.
      Sim, estou programando o mesmo curso para o ano que vem aqui no Rio (não sei ainda se no 1º ou 2º semestre), mas assim que eu tiver informações divulgarei aqui no blog.
      Está programado um curso compacto com o mesmo tema (aulas expositivas) no 1º semestre do ano que vem em São Paulo, mas estou esperando a confirmação da data para divulgá-lo.
      Abraço.

      Responder

Deixe uma resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Padronagens & Afins

Sobre mim

Follow padronagens & afins on WordPress.com

Meu Instagram

Textura vegetal: frutos de palmeira.
Vegetal texture : palm tree fruits.
.
#padronagem #pattern #textura #texture #vegetal #palmeira #palmtree #frutos #fruits #inspiração #inspiration #wagnercampelo Textura vegetal: folha de palmeira.
Vegetal texture : palm tree leaf.
.
#padronagem #pattern #textura #texture #vegetal #palmeira #palmtree #folha #leaf #inspiração #inspiration #wagnercampelo Textura vegetal: flores de palmeira.
Vegetal texture : palm tree flowers.
.
#padronagem #pattern #textura #texture #vegetal #palmeira #palmtree #flores #flowers #caryota #inspiração #inspiration #wagnercampelo Azulejos brasileiros. Fabricação Itaipava, Rio de Janeiro. Década de 70 e 80.
Galeria Rio Scenarium.
Brazilian tiles. Manufacture Itaipava, Rio. The 70s and 80s.
.
#azulejo #azulejos #braziliantiles #azulejosbrasileiros #tiles #walltiles #ceramica #ceramics #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #inspiração #inspiration #rioscenarium #galeriarioscenarium #wagnercampelo Azulejos Cavalinho do Porto. Cerca de 1890. Porto, Portugal.
Cavalinho do Porto tiles. Around 1890. City of Porto, Portugal.
Galeria Rio Scenarium.
.
#azulejo #azulejos #portuguesetiles #azulejosportugues #porto #oporto #tiles #walltiles #ceramica #ceramics #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #inspiração #inspiration #rioscenarium #galeriarioscenarium #wagnercampelo Azulejos brasileiros. Fabricação IRFM (Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo). Cerca de 1950.
Galeria Rio Scenarium.
Brazilian tiles. Manufacture IRFM. Around 1950.
.
#azulejo #azulejos #braziliantiles #azulejosbrasileiros #tiles #walltiles #ceramica #ceramics #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #inspiração #inspiration #rioscenarium #galeriarioscenarium #wagnercampelo Estampa da coleção de estreia da @mamedioswim desenvolvida pela @stampastudio.rio
Print from the @mamedioswim
debut collection created by @stampastudio.rio.
.
#estampa #padronagem #print #pattern #printandpattern #designdeestampas #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #stampario #wagnercampelo #mamedioswim #arrivingsoon #newcollection #debut #hotpants #elegantlysexy #followthesun #mamediomermaid #sexy #luxury #elegant #fashion #exclusiveprint #unique #limitededition Estampa da coleção de estreia da @mamedioswim desenvolvida pela @stampastudio.rio
Print from the @mamedioswim
debut collection created by @stampastudio.rio.
.
#estampa #padronagem #print #pattern #printandpattern #designdeestampas #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #stampario #wagnercampelo #mamedioswim #arrivingsoon #newcollection #debut #hotpants #elegantlysexy #followthesun #mamediomermaid #sexy #luxury #elegant #fashion #exclusiveprint #unique #limitededition Estampa da coleção de estreia da @mamedioswim desenvolvida pela @stampastudio.rio
Print from the @mamedioswim
debut collection created by @stampastudio.rio.
.
#estampa #padronagem #print #pattern #printandpattern #designdeestampas #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #stampario #wagnercampelo #mamedioswim #arrivingsoon #newcollection #debut #hotpants #elegantlysexy #followthesun #mamediomermaid #sexy #luxury #elegant #fashion #exclusiveprint #unique #limitededition

Digite seu e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas postagens.
Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 620 outros seguidores

Meus Tweets

Arquivos

Calendário

agosto 2011
S T Q Q S S D
« jul   set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Estatísticas

  • 756,266 visitas

