O MUNDO MÁGICO DE ESCHER

14 fevereiro 2011 at 11:17 13 comentários

No fim de semana passado visitei a exposição O MUNDO MÁGICO DE ESCHER (o nome não poderia ser mais apropriado), organizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, aqui no Rio. Grande admirador do trabalho do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), eu não poderia deixar de aproveitar uma oportunidade única como essa. Para mim foi uma experiência emocionante poder ver de perto obras originais que eu havia visto apenas em livros ou sites. Não existe comparação entre poder estar frente a frente com um desenho autêntico (observando cada detalhe, cada sutileza) e estar diante de uma reprodução impressa em livros ou revistas (quase sempre em tamanho reduzido). A diferença pode ser considerável e nos deixar ainda mais maravilhados com aquilo que já julgávamos maravilhoso. Foi a impressão que tive ao apreciar a arte de Escher: os trabalhos revelam não só suas dimensões reais, mas também ganham muito em termos de cor, textura, volume, nuances…
A primeira vez que tive contato com a arte de Escher foi nos anos 80, nas aulas da Escola de Belas Artes da UFRJ. Foi fascínio imediato “descobrir” um trabalho que me pareceu não apenas surpreendente e inovador, mas indiscutivelmente mágico.
Desnecessário dizer que a exposição é imperdível, mas acho conveniente informar que foi lançado um livro bastante interessante — com o nome da exposição —, que está disponível na livraria (da Travessa) do CCBB. Não resisti, e comprei um exemplar contendo não somente detalhes sobre as 95 obras apresentadas na exposição, mas também informações valiosíssimas sobre a vida e o trabalho de Escher — várias escritas pelo próprio artista! — incluindo esboços, esquemas, fontes de referencia, fotografias, etc. O livro, em versão bilíngüe (português-inglês), se constitui num relevante “documento” para quem tem interesse em saber mais sobre Escher e seu mundo mágico. A seguir, fotos da capa e de algumas páginas do livro.

O Mundo Mágico de Escher (clique para ampliar)

Abaixo, algumas informações transcritas do folder da exposição.

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta O Mundo Mágico de Escher, a mais completa exposição dedicada ao artista gráfico holandês já realizada no Brasil. A mostra reúne 95 obras, entre gravuras originais, desenhos e fac-símiles, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista e suas obras mais enigmáticas.
Especialista em xilogravuras e litografias que tendem a representar construções impossíveis, explorações do infinito e padrões geométricos entrecruzados que passam por metamorfoses e se transformam aos poucos em formas completamente diferentes, Escher se tornou conhecido por sua grande capacidade de gerar imagens com impressionantes efeitos de ilusões de ótica.
Ao realizar O Mundo Mágico de Escher, o CCBB espera proporcionar ao público a oportunidade de conhecer de perto obras raras, que formam um mundo de sonhos, explorando o impossível e o infinito de forma lúdica e instigante.

A exposição ficará no Rio até 27 de março. Depois seguirá para São Paulo, sendo aberta ao público entre 18 de abril e 17 de julho. Entrada franca.

Entry filed under: divulgação, Escher, eventos, exposição. Tags: , , , , .

SENSUALSCAPE CLIPPLING | MINHA CASA fev. 2011

13 Comentários Add your own

  • 1. Katia Bonfadini  |  14 fevereiro 2011 às 17:42

    Oi, Waguito! Eu também adoro o Escher! Acho que conheci seu trabalho por intermédio da minha prima Carla, há muuuuitos anos! Na faculdade voltei a ter contato com seus trabalhos, que sempre me intrigaram muito. São graficamente interessantíssimos e o livro foi uma ótima aquisição!!!!! Só tenho uma sugestão: vamos combinar uns programas culturais assim durante a semana? A vida de free-lancer tem esse benefício!!!!! Depois podemos encontrar Mari e Kapin pra um choppinho no Lavradio, que tal????? Beijão!!!!

    P.S.: Ah, vc não acredita que levei o molho que vc gostou pra casa dos meus pais a fim de que eles provassem, mas esqueceram fora da geladeira e metade da garrafa foi pro lixo!!!!!!

    Responder
    • 2. Wagner Campelo  |  15 fevereiro 2011 às 9:41

      Vamos combinar, sim, Bonfinha. Na verdade, eu esqueci de te falar sobre esta exposição na última vez em que estivemos juntos — e acabei indo meio “em cima da hora” aproveitando um momento livre. Mas a gente pode combinar uma ida em grupo ao CCBB — não me importo nada em ver a exposição novamente, muito pelo contrário.
      Lamento pelo molho… uma pena!
      Beijo.

      Responder
  • 3. Sandra  |  22 fevereiro 2011 às 22:13

    Wagner, tb fui a esta exposição, adorei ….e aquele olho com caveira fantástico…não conhecia…
    saudades
    bjm

    Responder
    • 4. Wagner Campelo  |  23 fevereiro 2011 às 8:41

      É verdade, Sandra, a exposição está excelente!
      Eu também vi pela primeira vez uma série de desenhos e gravuras que ainda não tinha visto nem em livros.
      Beijo!

      Responder
  • 5. Evelly Rocha  |  30 março 2011 às 15:33

    Oieee, boa tarde!!!
    Sou estudante de Design de Moda estou fazendo meu tcc de estamparia e sou muito fã do seu trabalho, sempre estou dando uma espiadinha aqui no site.

    Responder
  • 7. Steveen  |  28 maio 2011 às 14:02

    Olá Wagner, tudo bom?
    Sou Bioquímico, mas assistindo a um program de televisão eu vi a arte de Escher e encontrei o seu site. Muito bacana!
    Gostaria de saber onde encontraria esse livro para poder comprar e estudar um pouco mais essa arte!

    Obrigado,

    Steveen Rios Ribeiro

    Responder
    • 8. Wagner Campelo  |  28 maio 2011 às 16:37

      Olá, Steveen
      Eu comprei o livro na Livraria da Travessa que fica dentro do CCBB, aqui no Rio. Pelo que eu soube através de uma pessoa que deixou comentário no meu blog, o livro havia se esgotado. Mas, como a exposição agora está em São Paulo, acredito que devam ter impresso uma nova tiragem. Em todo caso, segue o link da livraria, para que você faça contato e obtenha mais informações: http://www.travessa.com.br/
      Abraço.

      Responder
      • 9. Steveen  |  28 maio 2011 às 19:31

        Muiot obrigado pela atenção.
        Irei entrar em contato sim!

        Tudo de bom!!!

        Responder
  • 10. Steveen  |  1 junho 2011 às 18:25

    Olá Wagner, tudo bom?
    Tentei procurar o livro do Escher e entrei em contato com a livraria mas até agora não recebi nenhum retorno!
    se você souber de alguém que possa conseguir esse livro pra mim, por favor me envie um e-mail, OK?

    Grato desde Já

    Steveen Rios Ribeiro

    Responder
    • 11. Wagner Campelo  |  2 junho 2011 às 12:43

      Ok, Steveen
      Se eu souber de algo mais concreto te aviso.
      Você já viu os outros livros sobre Escher disponíveis na livraria? Talvez algum deles sirva para o seu propósito também…
      Abraço.

      Responder
  • 12. Nebia  |  13 setembro 2013 às 12:41

    Olá, sou estudante de Matemática e estou fazendo minha monografia este período, cujo tema é Escher e a Matemática.
    Gostaria muito de sua ajuda, não consigo encontrar esse livro…Ele seria de muita valia para meu trabalho! Caso consiga algo que possa me ajudar por favor entre em contato comigo!
    Grata
    Nebia Moura

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Padronagens & Afins

Sobre mim

Follow padronagens & afins on WordPress.com

Meu Instagram

Textura vegetal: frutos de palmeira.
Vegetal texture : palm tree fruits.
.
#padronagem #pattern #textura #texture #vegetal #palmeira #palmtree #frutos #fruits #inspiração #inspiration #wagnercampelo Textura vegetal: folha de palmeira.
Vegetal texture : palm tree leaf.
.
#padronagem #pattern #textura #texture #vegetal #palmeira #palmtree #folha #leaf #inspiração #inspiration #wagnercampelo Textura vegetal: flores de palmeira.
Vegetal texture : palm tree flowers.
.
#padronagem #pattern #textura #texture #vegetal #palmeira #palmtree #flores #flowers #caryota #inspiração #inspiration #wagnercampelo Azulejos brasileiros. Fabricação Itaipava, Rio de Janeiro. Década de 70 e 80.
Galeria Rio Scenarium.
Brazilian tiles. Manufacture Itaipava, Rio. The 70s and 80s.
.
#azulejo #azulejos #braziliantiles #azulejosbrasileiros #tiles #walltiles #ceramica #ceramics #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #inspiração #inspiration #rioscenarium #galeriarioscenarium #wagnercampelo Azulejos Cavalinho do Porto. Cerca de 1890. Porto, Portugal.
Cavalinho do Porto tiles. Around 1890. City of Porto, Portugal.
Galeria Rio Scenarium.
.
#azulejo #azulejos #portuguesetiles #azulejosportugues #porto #oporto #tiles #walltiles #ceramica #ceramics #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #inspiração #inspiration #rioscenarium #galeriarioscenarium #wagnercampelo Azulejos brasileiros. Fabricação IRFM (Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo). Cerca de 1950.
Galeria Rio Scenarium.
Brazilian tiles. Manufacture IRFM. Around 1950.
.
#azulejo #azulejos #braziliantiles #azulejosbrasileiros #tiles #walltiles #ceramica #ceramics #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #inspiração #inspiration #rioscenarium #galeriarioscenarium #wagnercampelo Estampa da coleção de estreia da @mamedioswim desenvolvida pela @stampastudio.rio
Print from the @mamedioswim
debut collection created by @stampastudio.rio.
.
#estampa #padronagem #print #pattern #printandpattern #designdeestampas #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #stampario #wagnercampelo #mamedioswim #arrivingsoon #newcollection #debut #hotpants #elegantlysexy #followthesun #mamediomermaid #sexy #luxury #elegant #fashion #exclusiveprint #unique #limitededition Estampa da coleção de estreia da @mamedioswim desenvolvida pela @stampastudio.rio
Print from the @mamedioswim
debut collection created by @stampastudio.rio.
.
#estampa #padronagem #print #pattern #printandpattern #designdeestampas #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #stampario #wagnercampelo #mamedioswim #arrivingsoon #newcollection #debut #hotpants #elegantlysexy #followthesun #mamediomermaid #sexy #luxury #elegant #fashion #exclusiveprint #unique #limitededition Estampa da coleção de estreia da @mamedioswim desenvolvida pela @stampastudio.rio
Print from the @mamedioswim
debut collection created by @stampastudio.rio.
.
#estampa #padronagem #print #pattern #printandpattern #designdeestampas #designdesuperficie #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #stampario #wagnercampelo #mamedioswim #arrivingsoon #newcollection #debut #hotpants #elegantlysexy #followthesun #mamediomermaid #sexy #luxury #elegant #fashion #exclusiveprint #unique #limitededition

Digite seu e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas postagens.
Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 620 outros seguidores

Meus Tweets

Arquivos

Calendário

fevereiro 2011
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

Estatísticas

  • 756,266 visitas

%d blogueiros gostam disto: