PROCESSOS DE CRIAÇÃO PARA ESTAMPAS [2]

9 setembro 2010 at 1:48 44 comentários

No mês passado publiquei aqui parte do resultado do trabalho final da disciplina PROCESSOS DE CRIAÇÃO PARA ESTAMPAS, desenvolvido por mim na Pós-Graduação em Design de Estamparia do SENAI-CETIQT. Desta vez, publico uma nova parte do mesmo trabalho. Este projeto consistia na escolha de uma espécie vegetal a ser representada de 3 formas diferentes — uma das quais deveria ser adotada na criação de um lenço feminino.

FONTE DE INSPIRAÇÃO | Flores da Clusia lanceolata, arvoreta nativa do Brasil fotografada por mim no Jardim Botânico do Rio. As fotos da Clusia foram o ponto de partida para desdobrá-la nas três representações dos seguintes tópicos: ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA, GESTUAL e SÍNTESE.

ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA | Desenho feito a partir de observação procurando preservar as características originais da espécie, podendo dissecar elementos ou mostrar fases de seu desenvolvimento.
Para representar a Clusia utilizei lápis de cor, pois acreditei que através desta técnica eu conseguiria reproduzir com mais fidelidade cores, formas, texturas e definições de claro-escuro. Desenhei uma flor vista de frente, um detalhe do botão floral e do fruto ainda verde, e também uma folha adulta.

GESTUAL | Desenho feito a partir de movimentos rápidos e fugidios tentando captar as formas através de linhas. Trabalhar com a gradação de 3 cores no máximo.
Para representar as flores e folhas da Clusia desenhei-as com caneta hidrocor de ponta média. Depois vetorizei o traço tentando preservar ao máximo suas características originais (linhas e formas irregulares). No Corel Draw pintei os elementos com 3 cores (verde, mostarda e rosa) e usei algumas tonalidades para enriquecer a representação.

SÍNTESE | Ilustração feita de modo resumido, tirando partido de formas e linhas de caráter preciso, gráfico e econômico. Trabalhar em preto e branco.
Nesta representação procurei estilizar a forma das flores, folhas e botões florais da Clusia por meio de linhas e áreas de cor chapada. Os desenhos foram feitos diretamente no Corel Draw levando em conta as representações anteriores.

DESDOBRAMENTO | Adaptação de uma das representações da proposta acima atribuindo a ela traços culturais de uma etnia.
Como utilizei na proposta anterior uma espécie vegetal nativa do Brasil, achei pertinente escolher nossa própria cultura como base para a adaptação. E, no panorama brasileiro, escolhi o Maracatu como manifestação étnico-cultural a ser explorado, levando em conta a representação gráfica SÍNTESE.

CLUSIA + MARACATU | Estruturação e adaptação.
Observando os esquemas cromáticos, a distribuição, dimensões e ritmo dos elementos bordados nos mantos típicos do Maracatu, procurei traduzi-los na linguagem gráfica da representação SÍNTESE. Tirei partido das cores comuns entre o Maracatu e a Clusia. Aproveitei os elementos característicos dos bordados — miçangas, canutilhos e paetês — para determinar as formas que seriam usadas na composição do lenço. Assim, a construção dos elementos do lenço foi feita tendo como base retângulos finos (canutilhos), círculos pequenos (miçangas) e círculos médios (paetês). Flores, folhas e botões da Clusia foram “bordados” com as formas geométricas e aplicados sobre um fundo preto, cor marcante como base dos mantos do Maracatu.

LENÇO | Estudo colorido para um lenço levando em conta o tema étnico-cultural MARACATU. Considerar bordas e entremeios como acabamento para a peça.
Construí, no Corel Draw, cada elemento da composição — flores, folhas e botões florais — com as formas geométricas que simbolizavam miçangas, canutilhos e paetês. Por conta da geometria dos próprios elementos, adotei um esquema de composição também geométrico. Assim, centralizei uma das flores ao redor da qual apliquei folhas e botões. Repeti o mesmo procedimento para as flores deslocadas para cada uma dos 4 cantos. Entre as flores, folhas e botões, salpiquei alguns círculos médios representando os paetês para atenuar a intensidade do fundo preto. Para a borda usei as miçangas e canutilhos gráficos num movimento de zig-zag. Como entremeio, destaquei o miolo da flor: estes elementos pintados em cores quentes foram centralizados ao longo da faixa em zig-zag.

LENÇO | Detalhe de um dos cantos.

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PADRONAGEM | JOGO-AMERICANO | CONCURSO CORES 2011 | COLORS 2011

44 Comentários Add your own

  • 1. Vanilde Berghs  |  9 setembro 2010 às 6:01

    Primo, você está arrasandoooooooooooooo!!

    Responder
    • 2. Wagner Campelo  |  10 setembro 2010 às 21:29

      Obrigado, prima!
      Beijo.

      Responder
      • 3. Clara  |  13 setembro 2010 às 1:25

        Oi Wagner, tudo bem? cheguei até aqui atraves da Bonfa, que eu visito diariamente!!! Amei seu trabalho e suas estampas, elas me parecem estar disponiveis, tudo bem se eu utilizar algumas delas para decorar eventos caseiros????
        Um grande abraço e parabens pelo trabalho!!!

        Responder
        • 4. Wagner Campelo  |  13 setembro 2010 às 9:36

          Obrigado pelo elogio, Clara.
          Minhas estampas estão disponíveis somente para venda, a publicação no blog é apenas uma forma de divulgar meu trabalho.

          Responder
  • 5. Katia Bonfadini  |  9 setembro 2010 às 13:01

    Waguito, que máximo esse processo de criação! Adorei saber como funcionam esses projetos da Pós. E você arrasou como sempre!!!!! Adoro a inspiração do Maracatu e as linhas, formas e cores que você usou para dar a impressão de canutilhos bordados no lenço. Mais uma vez, parabéns!!!!! E aí, tirou dez, né???? Bjs!

    Responder
    • 6. Wagner Campelo  |  10 setembro 2010 às 21:35

      Bonfinha, eu sou suspeito pra falar do Maracatu, pois tenho um verdadeiro fascínio pelo modo como as cores e formas são exploradas (inclusive, acho que meu TCC será sobre este tema). Eu também gostei muito de ter exercitado minha criatividade através destes processos — atividade da qual estava sentindo falta.
      Sim, tirei 10 na disciplina. Depois eu te mostro a apresentação completa, com todas as etapas dos diversos processos: não deu pra publicar tudo aqui, pois ficaria um pouco longo e talvez demasiado explicativo.
      Obrigado pelo elogio!
      Beijo.

      Responder
  • 7. Paula  |  9 setembro 2010 às 22:47

    seu blog é muito completo, parabens!

    Responder
  • 9. Nadja  |  10 setembro 2010 às 6:42

    Hey, just wanted to let you know, that looks great!!! Nice way to show us your process!!! Btw I saw your work in that new textile book by zeixs, have you received your copy yet?

    cheers,
    Nadja

    Responder
    • 10. Wagner Campelo  |  10 setembro 2010 às 21:44

      Thanks for your nice comment, Nadja.
      Yes, I already knew the release of books Zeixs, but I still have not bought my copy, because the publisher does not send the book to Brazil. So I have to ask for help from a friend who lives in Germany.

      Responder
      • 11. Nadja  |  13 setembro 2010 às 9:37

        Okay, else I could take some pictures and send them to you..
        cheers, Nadja

        Responder
  • 13. Nilde Fortunato da Luz  |  12 setembro 2010 às 3:51

    Fantastico o resultado final!
    Tb sou fascinada pelo Maracatu e seus desdobramentos.
    Parabens!!!

    Responder
  • 15. cristina  |  16 setembro 2010 às 14:34

    Parabéns Wagner! a estampa ficou linda e seu blog é muito bacana.

    Responder
  • 17. Crystina  |  17 setembro 2010 às 19:19

    E dizer que a Natureza é bela, é muito pouco, qd a gente vê o que sua criatividade faz com ela! Lindo! Bjs,
    Crys

    Responder
    • 18. Wagner Campelo  |  18 setembro 2010 às 17:23

      Obrigado! Fico contente que você tenha gostado, Crys.
      Abraço.

      Responder
  • 19. Nádia Argeri Burghi  |  19 setembro 2010 às 21:10

    Que tudo!! Super bacana vc colocar essa parte do seu processo criativo.

    Beijo e continuo te seguindo,
    Nádia

    Responder
    • 20. Wagner Campelo  |  20 setembro 2010 às 15:41

      Que bom que gostou, Nádia. Na verdade, estes processos foram desenvolvidos durante as aulas da pós-graduação, mas muita coisa eu já incorporei aos meus processos particulares.
      Beijo!

      Responder
  • 21. JULIA VITERBO  |  22 setembro 2010 às 13:34

    Oi Wagner adorei o seu blog, está sendo muito esclarecedor.
    Eu sou artista plastica, trabalho com graffiti e atualmente estou um pouco perdida tentando me inserir no mercado de trabalho.
    Atualmente o que mais me chama atenção é o curso de desenhista da moda no senac, eu estou em Paris e minhas possibilidades de estudo são aqui e em florianopolis.
    Gostaria de desenhar estampas… acho que tem tudo a ver com meu trabalho.
    Você conhece algum curso bacana que possa me indicar?
    Desde ja agradeço e te felicito pelo blog.
    Abraços
    Julia

    Responder
    • 22. Wagner Campelo  |  23 setembro 2010 às 10:55

      Oi, Julia, que bom que gostou do blog.
      Lamentavelmente, não conheço nenhum curso na sua cidade que possa indicar. Sugiro que você visite o blog da Mauryn Schirmer [ MS|Surface Design ], pois ela também é designer de superfície e vive em Florianópolis. Em todo caso, é sempre interessante procurar informações no SENAI ou SENAC: estas instituições costumam oferecer cursos na área de estamparia que nem sempre são muito divulgados.
      Boa sorte!
      Abraço.

      Responder
  • 23. Mércia  |  14 outubro 2010 às 14:25

    Oi Wagner,
    Estou buscando informações sobre estamparia e adorei seus posts…sobretudo este último, muito bem feito! Também achei uma grande generosidade de sua parte postar estas informações tão bacanas.
    Um grande abraço e muito sucesso pra você!

    Responder
    • 24. Wagner Campelo  |  14 outubro 2010 às 17:00

      Muito obrigado pela visita e comentário, Mércia.
      Fico muito contente em saber que meus posts podem ajudar de algum modo.
      Abraço!

      Responder
  • 25. Pablo Porttella  |  22 outubro 2010 às 0:06

    Parabéns pelo excelente trabalho Wagner!
    É um prazer ter seus trabalhos como referências de pesquisa em estamparia.
    Tem alguma matéria sobre estamparia manual com corantes naturais (beterraba, borra de café, esterco de vaca, chá etc) que possa fornecer ou indicar?
    Abracos!

    Responder
  • 27. Valquíria  |  5 novembro 2010 às 12:27

    Sou estudante de design gráfico e não tive aula de padronagem. Seu blog está sendo, além de referência, um material didático pra mim. Em uma rápida leitura hoje, sinto que aprendi muito. Parabéns.

    Responder
    • 28. Wagner Campelo  |  5 novembro 2010 às 15:15

      Eu me sinto bastante lisonjeado com seu comentário, Valquíria!
      Fico muito contente em saber que meu blog está sendo útil pra você.
      Aproveite, então!
      Obrigado pela visita.

      Responder
  • 29. Isaura  |  18 janeiro 2012 às 14:54

    Querido. Parabéns pelo seu blog.
    Resumindo meu comentário, gostaria muito de trabalhar em casa com esse ramo de criação de estampas e me sinto muito criativa e dedicada para tal atividade.
    Como essas estampas são criadas? Somente por desenhos feitos à mão.
    Existe algum programa de computador que vcs usam. Caso sim, poderia me informar. Pra vc ter noção, não estou nem dormindo pensando nisso todas as noites e quando não resisto, crio as estampas que vem a minha mente no Corel Draw. Rs rs rs Pode isso amigo?
    Me ajude por favor. Se possível responda essa mensagem para o meu e-mail. Amei, amei e simplesmente amei sua criações. Vc tem um dom amigo. Bjs

    Responder
    • 30. Wagner Campelo  |  19 janeiro 2012 às 9:29

      Obrigado pelos elogios, Isaura.
      Enviei sua resposta por e-mail.

      Responder
  • 31. Carolina  |  19 janeiro 2012 às 17:21

    Wagner,
    Incrível o teu trabalho! Parabéns!!
    Sou aluna de Design de Moda e tenho adoração por Design de Superfícies.
    Tu não tem previsão de ministrar algum curso em Porto Alegre?? Teria muitos alunos interessados, com certeza.
    Abraço,
    Carolina

    Responder
    • 32. Wagner Campelo  |  20 janeiro 2012 às 9:43

      Olá, Carolina
      Obrigado pelo elogio.
      Eu adoraria ministrar algum curso em Porto Alegre, mas para tanto seria preciso que alguma instituição tivesse interesse nisso e me fizesse uma proposta — já que é necessário um espaço e alguns equipamentos básicos. Ou seja, sem uma estrutura adequada não há como oferecer aulas de qualidade.
      Abraço,
      Wagner.

      Responder
  • 33. Joyce  |  10 fevereiro 2012 às 16:09

    Boa tarde Wagner. Há um tempo atrás eu lembro de ter visto um curso de criação de estampa seu no Senai do RJ. Mas como eu moro no ES e o curso era 2 vezes por semana ficava complicado para eu fazer. Vc não pretende dar um curso mais rápido que seja todos os dias da semana, não? Outra dúvida foi na sua ilustração gestual. Como vc vetorizou a imagem? Vc desenhou, escaneou, jogou para o Corel e redesenhou com a ferramenta Bézier ou vc usou aquela ferramenta de transformar bitmap em desenho vetorizado ou fez de alguma outra forma? Também gostaria de saber como foi feito os canutilhos da flor de maracatu. Vc fez um por um no Corel? Ou tem outra forma mais fácil de se fazer? Achei muito bonito seu trabalho, e gosto muito da área de criação de estampa, mas na verdade tenho trabalhado mais com criação de artes para convites, cartões de visita e a maioria dos trabalhos que faço já uso desenhos vetorizados prontos, pouquíssimas vezes crio o desenho.

    Responder
    • 34. Wagner Campelo  |  11 fevereiro 2012 às 9:46

      Olá, Joyce
      Estão previstos 2 cursos expositivos em São Paulo no mês de abril (precisam ainda ser confirmados). Serão cursos dados em 1 dia (8 horas de aula). Assim que eu tiver as informações precisas vou divulgar os detalhes aqui no blog.
      Sobre sua dúvida em relação a ilustração “gestual”, eu desenhei sobre o papel vegetal em cima da foto. Os traços rápidos, sem preocupação com detalhes, obtidos no papel vegetal, foram escaneados e depois vetorizados através do Corel Trace. Eu não redesenhei nada, apenas usei o resultado vetorial (traço).
      Os canutilhos do Maracatu foram feitos um a um. Mas no caso da flor, basta fazer uma pétala ou uma folha e depois multiplicá-la. Eu não conheço nenhuma outra forma de fazer isso. Houve gente que pensou que eu havia usado algum tipo de filtro para conseguir aquele resultado, mas os canutilhos foram feitos individualmente num programa vetorial.
      Espero ter ajudado de algum modo.
      Obrigado pelos elogios.
      Abraço.

      Responder
  • 35. vania passos  |  14 fevereiro 2012 às 0:20

    Ôpa, ôpa, eu li workshop em São Paulo??!!!! Muito me interessa! Parabéns pelos lindos trabalhos e pelo blog.

    Responder
    • 36. Wagner Campelo  |  15 fevereiro 2012 às 8:46

      Não é workshop, Vania, pois as aulas serão expositivas. Assim que eu tiver confirmação das datas informarei aqui no blog. Obrigado pelo elogio!
      Abraço.

      Responder
  • 37. Bárbara  |  8 outubro 2012 às 12:03

    Muito lindo esse trabalho, Wagner, seu blog é muito informativo e seus trabalhos são muito bem embasados. Não pare nunca!

    Responder
  • 39. Mayra Garcia  |  4 dezembro 2012 às 5:56

    Lindo trabalho!!!!! Continue sempre assim e com esse comprometimento para quem gosta de aprender sempre mais e mais sobre design de superfície!!!!!!

    Responder
    • 40. Wagner Campelo  |  5 dezembro 2012 às 22:44

      Obrigado pela visita e comentário, Mayra.
      No que depender de mim, procurarei divulgar cada vez mais o design de superfície, pois acredito que desse modo ele poderá ser mais valorizado aqui no Brasil.

      Responder
  • 41. Lívia Costa  |  17 outubro 2013 às 19:45

    Olá Wagner, acompanho o seu trabalho e gosto bastante, estudo moda e tenho grande interesse em atuar na área de estamparia… E nada como pedir informação a um expert na área. Não?! Rs! Você poderia me indicar algum curso bem legal ligado a área e me dar algumas dicas com relação a profissão? Antecipadamente, Obrigada, e parabéns pelo trabalho!!

    Responder
    • 42. Wagner Campelo  |  18 outubro 2013 às 19:29

      Olá, Lívia
      Como existem vários tipos e modalidades de cursos seria interessante você pesquisar os que mais poderiam servir aos seus propósitos.
      Para cursos práticos ou workshops é fundamental dominar programas como Photoshop, Corel e ou Illustrator, pois eles são usados como a base destes tipos de cursos.
      Dicas em relação à profissão?… isso depende do segmento ao qual você pretende se dedicar e tudo pode ser extremamente relativo, pois o que funciona para um designer pode não servir para outro.
      Este é um assunto muito vago e abrangente, difícil de resumir numa resposta a um comentário. Em todo caso, acho que é importante buscar sempre um aprimoramento do que já se conhece e domina tentando evoluir e se superar constantemente. Descobrir suas habilidades específicas também pode ser um diferencial. Ser ágil também ajuda, além de original e criativo, evidentemente.
      Obrigado pelo elogio ao meu trabalho.
      Abraço!

      Responder
  • 43. Laura  |  31 março 2014 às 10:52

    Ola, bom dia!
    Me chamo Laura e sou de Fortaleza. Trabalho no ramo de produção de cangas e gostaria de saber se você poderia criar umas estampas!
    Se sim, porfavor, me passa teu email!

    grata.

    Responder

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Galeria Rio Scenarium.
Brazilian tiles. Manufacture Itaipava, Rio. The 70s and 80s.
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Cavalinho do Porto tiles. Around 1890. City of Porto, Portugal.
Galeria Rio Scenarium.
.
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Galeria Rio Scenarium.
Brazilian tiles. Manufacture IRFM. Around 1950.
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Print from the @mamedioswim
debut collection created by @stampastudio.rio.
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