DESIGN DE SUPERFÍCIE | resenha

1 junho 2010 at 11:36 10 comentários

Eu já havia citado o livro abaixo nesta lista de recomendações de leitura sobre DESIGN. Como precisei fazer uma resenha crítica para a pós-graduação, e utilizei justamente o referido livro como “objeto de análise”, achei interessante publicar o resultado aqui.

Fruto de vivências práticas, resultados acadêmicos e pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Design de Superfície da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NDS-UFRGS) ao longo de 10 anos, o livro da artista, designer, mestra, doutora, fundadora e coordenadora do NDS-UFRGS, Evelise Anicet Rüthschilling, pretende estabelecer pontos de ancoragem histórico-conceitual indicando especialidades do campo de conhecimento e prática profissional do Design de Superfície.
Para abordar o tema relativamente amplo, a autora divide seu livro em capítulos a fim de não apenas facilitar a compreensão do todo, mas também para explanar de forma específica sobre cada um dos segmentos mencionados.
Assim, após a introdução, na qual é esclarecido o objetivo do estudo, Evelise apresenta, no capítulo 1, a evolução da cultura do design de superfície no Brasil. Ainda neste capítulo, são mencionados antecedentes históricos que ajudam a compreender como desde a pré-história até os tempos atuais a humanidade vem se aproveitando das superfícies para se expressar simbolicamente.
O capítulo 2 mostra como as superfícies adquirem importância e procura localizar o campo que o design de superfície ocupa dentro do macro-campo do DESIGN.
As áreas de atuação e a aplicação do design de superfície são abordadas no capítulo 3, que, sem pretender apresentar uma lista fechada, pontua algumas áreas como: Papelaria, Têxtil (estamparia, tecelagem, jacquard, malharia, tapeçaria), Cerâmica e Materiais sintéticos.
O capítulo 4 evidencia a expansão do design de superfície através de vários exemplos de novas possibilidades de aplicação. Sub-capítulos tratam de assuntos relacionados à ampliação destes limites como: superfície-objeto, interação, tecnologia, superfície virtual, design de superfície na composição de fachadas.
A educação e o perfil do designer de superfície é o tema do capítulo 5, no qual são observadas uma série de competências que podem ser atribuídas a estes profissionais.
O capítulo 6 apresenta os fundamentos do design de superfície, mencionando e definindo assuntos como: figuras ou motivos, elementos de preenchimento, elementos de ritmo. Este capítulo cita também: aspectos constituintes da metodologia projetual do design de superfície, princípio básicos e específicos, módulo e sua construção (encaixe, continuidade, contigüidade, repetição). Há ainda uma exemplificação bastante ampla sobre sistemas de repetição, que menciona os sistemas alinhados (translação, rotação, reflexão), os sistemas não-alinhados, os sistemas progressivos, o multimódulo e as composições sem encaixe.
As ferramentas tecnológicas de apoio ao design de superfície são abordadas no capítulo 7, que informa e detalha sobre processos de impressão e programas computacionais. São mencionados softwares e aplicativos como: Fashion Studio, Design & Repeat, Corel Draw, Illustrator e Photoshop.
O capítulo 8 encerra o livro reforçando a consolidação do design de superfície como campo de conhecimento e prática profissional cada vez mais crescentes na atualidade.
O livro conta ainda com uma breve cronologia do design de superfície no Rio Grande do Sul e do NDS-UFRGS, referências bibliográficas, incluindo sites relevantes, e identificação da equipe de trabalho do NDS-UFRGS que participou da obra.

. . . . . . . . . . . . . . . .

É bastante informativa e esclarecedora a forma na qual o livro de Evelise Anicet Rüthschilling foi concebido. Usando um texto direto, escrito de forma clara e simples, contendo farta iconografia, ilustrações e exemplos significativos, o livro conceitua o design de superfície e detalha objetivamente todas as subdivisões nas quais o assunto foi desmembrado. Provavelmente este é o documento mais completo e atual escrito sobre design de superfície em língua portuguesa.
Muito interessante e oportuna a ideia de direcionar o foco do tema para a realidade brasileira, mencionando designers nacionais e apresentando alguns de seus trabalhos para exemplificar determinados tópicos. Alguns designers internacionais e suas obras também são citados, o que enriquece ainda mais o conteúdo do livro.
Apesar de se aproveitar das experiências e práticas do NDS-UFRGS, o assunto não ficou restrito apenas ao âmbito deste conhecimento particular, mas foi usado como uma espécie de ponto de partida para discorrer com propriedade sobre um tema relativamente abrangente abordando-o de forma ampla.
Acredito que só é possível dar o devido valor àquilo que se conhece. Neste ponto considero o livro de Evelise Anicet Rüthschilling uma importante contribuição não apenas para que alunos e professores saibam exatamente o que é o design de superfície, mas também para que os próprios designers conheçam um pouco melhor as características específicas deste vasto segmento do design.

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