PROCESSO CRIATIVO E DE EXECUÇÃO | CREATIVE PROCESS AND EXECUTION

13 setembro 2007 at 17:03 3 comentários

PROCESSO CRIATIVO E DE EXECUÇÃO

O processo de criação e de execução de uma estampa ou padronagem varia de acordo com o designer. Comigo funciona da seguinte forma:

Criação | sempre há, no mínimo, dois pontos de partida: uma encomenda pré-determinada (que pode incluir tema, cores e finalidade); ou a livre elaboração de uma coleção baseada num tema (geralmente seguindo uma cartela de cores, mas isso não é regra).
A criação sob encomenda limita um pouco as possibilidades do designer em virtude de alguns requisitos que não poderão ser ignorados. Por outro lado, acaba sendo uma espécie de desafio idealizar um padrão tendo que levar em conta uma série de exigências no resultado final.
Quando a criação não está vinculada ao crivo de um cliente, as possibilidades são praticamente infinitas e a sensação de liberdade pode proporcionar estampas bem mais interessantes e originais. Ainda assim, é importante explorar um tema, sobretudo na elaboração de uma coleção. A temática pode se originar de uma simples cartela de cores ou de alguma tendência em voga. Mas também pode fugir totalmente destas diretrizes. Por exemplo, quando participamos de uma feira internacional de tecelagem em New York, escolheu-se o Brasil como tema — tema, aliás, que fornece um arsenal quase inesgotável de idéias. Dentre as padronagens que desenvolvi, criei uma coleção intitulada MARACATU, explorando as formas e cores da tradicional festa folclórica nordestina. Oportunamente colocarei aqui os padrões desta coleção.

Execução | o processo técnico de feitura de uma padronagem não obedece a regras fixas. No meu caso, como tenho uma tendência a explorar elementos de forma mais gráfica, valorizando o traço (cor chapada), posso fazer primeiro o desenho à mão-livre para depois escaneá-lo, ou construí-lo diretamente via computador.
Em qualquer dos dois casos, sempre faço o traçado num programa de desenho vetorial (Corel Draw ou Illustrator), no qual verifico a repetição e ajusto o rapport (encaixe). Em seguida, exporto o arquivo para um programa de manipulação de imagens (Photoshop), no qual determino as cores e gero a arte-final a ser utilizada pela estamparia. Mas a arte pode ser salva de outras formas, dependendo de como e onde será feito o trabalho de impressão.

CREATIVE PROCESS AND EXECUTION

The process of creating and executing a print or a pattern depends on the designer. This is the way it works for me.

Creation | there are at least two different starting points: A pre-determined commission (that may include theme, colors and aim); or the free elaboration of a collection, based on a theme (usually, but not always, following a given range of colors).
Creating under commission tends to limit the designers possibilities, as it depends on demands that cannot be ignored. On the other hand, one feels challenged on being required to create a pattern taking into account a series of exigencies that have to be met. When creation is not bound to a clients approval, possibilities are almost infinite and the sense of freedom can produce patterns much more interesting and original. But, even under those circumstances, it is important to explore a theme, especially when elaborating a collection. Motifs can originate from a simple range of colors or from a current trend in fashion. To give an example: When we took part in an international textile fair in New York, Brazil was the nominated theme — a theme we can say offers an almost endless arsenal of ideas. Among the patterns I created was the series MARACATU depicting forms and colors typical of that folkloric festival of northeastern Brazil.

Execution | the technical process of elaborating a pattern does not happen according to fixed rules. In my personal case, as I have the tendency to explore the elements in a more graphic way, privileging the trace (flat colors), I can start by hand drawing the motif, them proceed to scan it; or I can create directly on the computer. In both cases, I always do the tracings with help form a vector illustration program (CorelDraw or Illustrator), through which I verify repetition and adjusting the rapport. Afterwards, I export the archive to an image editing program (Photoshop), by means of which I determine colors and generate the art-final to be employed. But this art can be saved by other means, depending on where and how the printing will be done.

Entry filed under: estampa, estamparia, estampas, pattern, patterns, prints, textiles. Tags: , .

MARACATU [4] GIRASSÓIS | SUNFLOWERS

3 Comentários Add your own

  • 1. Luciana  |  23 outubro 2007 às 20:45

    Olá Wagner!

    Parabéns pelo trabalho, sensacional!!
    Acabo de chegar de uma temporada londrina, onde trabalhei num estudio de design têxtil, mas não exatamente com padronagens, que é o que gosto de fazer. Gostaria de ter a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, quem sabe qdo for ao Rio.

    Abraços,
    Luciana

    . . . . . . . . . . . . . . .

    Obrigado pelo elogio, pela visita e comentário, Luciana.

    Responder
  • 2. Solange & Celio Santos  |  7 janeiro 2008 às 18:39

    Olá Wagner adorei suas estampas e não pude deixar de ver a sua dificuldade em imprimir em pequenas quantidades… meu marido Celio já trabalhou na Dupont e com vários tipos de “impressão” e recomendou a Art Fix – fone (11) 5098.3434 e a Real Bordados (47) 3323.1568 – ambos possuem máquinas de impressão digital para tecido e podem lhe atender. Esperamos que você seja bem atendido. Se precisar de qualquer peça em metal fale conosco.
    11 4655 4643 – http://www.artenalata.com
    Solange & Celio
    P.S. espero em breve poder estar contatando-o para uma coleção exclusiva!

    . . . . . . . . . . . . . . .

    Muito obrigado pelo elogio e pela informação das estamparias, Solange. Já anotei os telefones para uma futura consulta (pena que ainda não descobri nenhuma empresa que faça esse serviço aqui no Rio…).

    Abraço,
    Wagner.

    Responder
  • 3. Paulo Belisário  |  21 outubro 2008 às 18:09

    Oi Wagner. Gostei muito do seu trabalho. Gostaria de saber se vc faz desenvolvimento de estampa para empresas de confecção ou tecelagem. E com relação a estamparia digital, acho que conheço algumas empresas que podem resolver o seu problema. Qualquer coisa é só me enviar um email. Um abraço.

    . . . . . . . . . . . . . . .

    Oi, Paulo.
    Respondi seu comentário por e-mail e ficarei aguardando resposta.
    Obrigado pela visita e elogios.
    Abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Padronagens & Afins

Sobre mim

Follow padronagens & afins on WordPress.com

Meu Instagram

Clusia
Clusia grandiflora
.
#bosquedabarra #barradatijuca #riodejaneiro #rio #inspiração #inspiration #inspiringplaces #wagnercampelo #clusia #clusias #clusiagrandiflora Aroeira, mas pode chamar de pimenta-rosa.
Brazilian peppertree fruits
Schinus terebinthifolius
.
#bosquedabarra #barradatijuca #riodejaneiro #rio #inspiração #inspiration #inspiringplaces #wagnercampelo #aroeira #pimentarosa #brazilianpepper #brazilianpeppertree Refletindo...
Reflecting ...
.
#bosquedabarra #barradatijuca #riodejaneiro #rio #inspiração #inspiration #inspiringplaces #wagnercampelo Estampa finalizada.
Finished print.
.
#colagem #collage #processocriativo #creativeprocess #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #printdesign #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #stampario #handprint #wagnercampelo Processo criativo de colagem para design de estampas.
Creative process of collage for print and pattern design.
.
#colagem #collage #processocriativo #creativeprocess #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #printdesign #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #stampario #handprint #wagnercampelo Processo criativo de colagem para design de estampas.
Creative process of collage for print and pattern design.
.
#colagem #collage #processocriativo #creativeprocess #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #printdesign #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #stampario #handprint #wagnercampelo Estampa "Indaiá", desenvolvida pela @stampastudio.rio para a @jangadabiquinis.
.
"Indaiá" pattern created by @stampastudio.rio
for @jangadabiquinis.
.
.
#indaia #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #vozesdafloresta #jangadabiquinis #stampario #wagnercampelo Estampa "Tipiti", desenvolvida pela @stampastudio.rio para a @jangadabiquinis.
.
"Tipiti" pattern created by @stampastudio.rio
for @jangadabiquinis.
.
.
#tipiti #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #vozesdafloresta #jangadabiquinis #stampario #wagnercampelo Estampa "Indaiá", desenvolvida pela @stampastudio.rio para a @jangadabiquinis.
.
"Indaiá" pattern created by @stampastudio.rio
for @jangadabiquinis.
.
.
#indaia #designdeestampas #designdesuperficie #printandpattern #patterndesign #surfacepattern #surfacedesign #modapraia #beachwear #swimwear #vozesdafloresta #jangadabiquinis #stampario #wagnercampelo

Digite seu e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas postagens.
Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 622 outros seguidores

Meus Tweets

Arquivos

Calendário

setembro 2007
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Estatísticas

  • 756,835 visitas

%d blogueiros gostam disto: