LIVROS | DESIGN | ESTAMPARIA [8]

15 julho 2012 at 12:57 11 comentários

Dezesseis títulos que poderão interessar a profissionais, estudantes e admiradores de Design, Estamparia, Padronagens e afins. Clique nos títulos em negrito (verde) para mais informações sobre cada livro.

DESIGN DE SUPERFÍCIE & DESIGN

 DESIGN DE SUPERFÍCIE | Renata Oliveira Teixeira de Freitas | Blucher

O DESIGNER COMO PESQUISADOR | Claudia Alquezar Facca | Blucher

DESIGN MUNDO CÃO (Manual do Freela) | André Beltrão | 2AB Editora

DESIGN PARA UM MUNDO COMPLEXO | Rafael Cardoso | Cosac Naify

INSPIRAÇÃO & REFERÊNCIAS

INDIACOLOR Spirit, Tradition and Style | Melba Levick, Mitchell Crites, Ameeta Nanji | Chronicle Books

MEXICOLOR The Spirit of Mexican Design | Melba Levick, Tony Cohan, Masako Takahashi | Chronicle Books

ESTAMPAS & PADRONAGENS

REPEATABLE BACKGROUNDS Fabric Weaves and Textures CD-ROM & Book | Alan Weller | Dover Publications

THE ART OF THE TILE | Jen Renzi | Thames & Hudson

THE WALLPAPER BOOK | Geneviève Brunet | Thames & Hudson

TECIDOS

TEXTILES A World Tour Discovering Traditional Fabrics & Patterns | Catherine Legrand | Thames & Hudson

TOILES DE JOUY French Printed Cottons | Sarah Grant | V&A Pattern

BRITISH TEXTILES 1700 to the Present | Wendy Hefford, Ngozi Ikoku, Valerie Mendes, Linda Parry, Natalie Rothstein | V&A Pattern

ART DECO TEXTILES | Charlotte Samuels | V&A Pattern

COR

PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO | Modesto Farina, Maria Clotilde Perez Rodrigues, Heliodoro Teixeira Bastos Filho | Blucher

COLORSCAPE An Around-The-World Guide to Color | Naomi Kuno | Harper Collins Publishers

DIGITAL COLOR INDEX | Alan Weller | Dover Publications

Para conferir as indicações de bibliografia publicadas aqui anteriormente, clique nos links abaixo:

LIVROS | DESIGN | ESTAMPARIA [1]

LIVROS | DESIGN | ESTAMPARIA [2]

LIVROS | DESIGN | ESTAMPARIA [3]

LIVROS | DESIGN | ESTAMPARIA [4]

LIVROS | DESIGN | ESTAMPARIA [5]

LIVROS | DESIGN | ESTAMPARIA [6]

LIVROS | DESIGN | ESTAMPARIA [7]

Boa leitura, consultas e inspirações!

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DESIGN FORUM SUPERFÍCIES 2012 | São Paulo CLIPPING | MINHA CASA ago. 2012

11 Comentários Add your own

  • 1. Susana Soares  |  6 agosto 2012 às 20:35

    Obrigada pelas dicas!!
    Vai ser muito útil pra mim essa leituras, pois inicio esse mês minha
    especialização em Design para Estamparia, já está em meus
    favoritos!!
    Valeu, Wagner!!

    Resposta
    • 2. Wagner Campelo  |  6 agosto 2012 às 23:16

      Fico contente em poder ajudar de algum modo, Susana.
      Abraço!

      Resposta
  • 3. Iure Dantas  |  7 agosto 2012 às 20:27

    Olá Wagner, boa noite!
    Você conhece algum material de consulta para Design e Bordado?
    Obrigado!

    Resposta
    • 4. Wagner Campelo  |  8 agosto 2012 às 9:00

      Oi, Iure
      Lamentavelmente, não conheço nenhum material sobre esse assunto específico.
      Se eu descobrir algum te aviso.
      Abraço.

      Resposta
  • 5. Susana  |  1 setembro 2012 às 13:33

    Olá Wagner! Muito obrigado pelo seu site! Muito interessante.
    Eu fiz o meu curso de design de moda já há bastante tempo, mas recordo-me que havia duas formas de fazer modulos de repetição. Um deles era muito simples: bastava definir e repetir o módulo. O outro era bem mais complexo com varios módulos que se colocavam em sítios específicos e no final completavam-se os espaços “vazios”…

    Faz ideia do que estou a falar? já procurei em todo o lado (na net e em livros) e não encontro nada a cerca deste método.
    Se me puder ajudar agradeço imenso :)

    Mais uma vez: obrigada pela partilha do seu trabalho!

    Susana

    Resposta
    • 6. Wagner Campelo  |  2 setembro 2012 às 12:09

      Olá, Susana
      Obrigado pela visita e elogio!
      Não sei exatamente se entendi o processo que você menciona… Basicamente, existem dois sistemas de repetição: linear e meio-salto (não-linear). Mas a construção do rapport, sobretudo quando se trata de estampas geométricas ou geometrizadas, pode ser feita através de multimódulos (módulos menores que podem sofrer rotação e reflexão antes de se “fechar” o rapport). Também é possível elaborar um módulo de repetição fazendo uso de grids (ou grades). Neste caso, os elementos podem ser dispostos sobre a grade permitindo que alguns espaços em branco (dependendo da distribuição) sejam preenchidos posteriormente para corrigir “defeitos” ou completar regiões muito vazias na composição. Não sei se é algo parecido com isso a técnica sobre a qual você fala, em todo caso, se descobrir, por favor me diga, pois fiquei curioso em saber do que se trata.
      Abraço!

      Resposta
      • 7. Susana  |  2 setembro 2012 às 14:29

        Olá Wagner!

        Apenas me lembro de que havia um método em que o desenho se dividia em quadrículas (talvez umas 6) e essas quadriculas eram copiadas do canto superior esquerdo para o canto inferior direito (isto é só um exemplo)… Depois completava-mos os espaços vazios. Penso que isto era mais para desenhos de motivos florais para que ao olhar o motivo nao nos apercebessemos do módulo de repetição.

        Um dia que eu vá ao sotão de minha casa procuro esses trabalhos e se os encontar partilho o método aqui.

        Muito obg pela resposta rápida!
        Abraço de Portugal

        Susana

        Resposta
        • 8. Wagner Campelo  |  2 setembro 2012 às 17:03

          Susana,

          Pela sua descrição creio que se trata de um processo antigo de elaborar o rapport no sistema de repetição em meio-salto (não-alinhado), pois é justamente isso o que ocorre quando se determina o fechamento do módulo: os elementos que ultrapassam a lateral esquerda superior se completam na lateral direita inferior e vice-versa. Atualmente, com os programas de computador, é mais simples e prático fazer uso deste sistema.

          Abraço.

          Resposta
  • 9. Karol Custódio  |  22 dezembro 2012 às 17:15

    Olá Wagner!Sou fã do seu blog e do seu trabalho!Fui aprovada no Mestrado em Arte e Cultura Visual, da Universidade Federal de Goiás, gostaria de saber se você tem algum livro para me indicar que retrate as formas e desenhos utilizados durante a história!Aguardo sua resposta!Obrigada!

    Resposta
  • 11. Karol Custódio  |  24 dezembro 2012 às 8:37

    Obrigada Wagner!
    Abraço.

    Resposta

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